O ator e bailarino fidelense – João Batista marcou presença no maior festival de teatro do estado do Rio de Janeiro – realizado de 13 A 29/10. João disse que foi um super festival e que contou com uma super organização. Além de ser ator e bailarino, João tem alma de pesquisador/historiador também, pois, não só curtiu a edição do festiva, bem como aproveitou a ocasião para fazer um tour por Ilha de Caras, visitou casarões e o centro cultural de Angra dos Reis, para conhecer a história local, e ainda posou para foto com o ator e bailarino Amaury Lorenzo.
O mais importante evento dedicado ao teatro brasileiro. A 15ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (FITA) foi realizado no mês de outubro, com a parceria da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Eventos. Ao todo, foram 31 produções selecionadas, entre espetáculos teatrais, infantis e solos humorísticos. Duas montagens marcaram estreias nacionalmente na festa e outras três no Rio de Janeiro.
A edição deste ano contou com quatro categorias: mostra de sucessos, que ocuparam a tenda montada ao lado do Cais de Santa Luzia, com capacidade para 700 espectadores; Sessão Cult, com espetáculos intimistas ou experimentais, apresentados no Teatro Dr. Câmara Torres, com capacidade para 200 espectadores; Sessão Comédia, com apresentações de humor na tenda, após as apresentações principais, e, por fim, a já tradicional Fitinha, com produções infantis distribuídas entre os dois espaços do evento.
O espetáculo “A falecida”, de Nelson Rodrigues (1912-1980), estrelado por Camila Morgado, abriu no dia 13 de outubro a programação do evento. Dirigida por Sérgio Módena, a nova montagem celebrou os 70 anos da estreia nacional do texto e marca a volta da atriz aos palcos após um hiato de 11 anos.
Por Nelzimar Lacerda
Imagens: acervo João Batista