Cerca de dez agentes da 141º DP, realizaram a operação batizada de “Gás Legal” na quinta-feira (18) contra a comercialização de gás de cozinha de forma ilegal em São Fidélis. Durante a operação, vários estabelecimentos foram vistoriados, sendo que três foram interditados e três pessoas foram detidas e autuadas por crime contra a economia popular e podem pegar de um cinco anos de prisão, cuja prática de crime é considerada inafiançável.
No primeiro estabelecimento foram encontrados cerca de 80 botijões de gás, cujo comerciante Romário Alves Firmino, 37, foi detido. Logo após, os policiais estiveram em um mercado ao lado da sede da 4ª Cia da PM, no bairro Vila dos Coroados, onde foram encontrados 03 botijões que estavam expostos na frente do mercado. O funcionário Danylo Vilaça Ribeiro, 19, que se apresentou como responsável pelo comércio, também foi detido.
No terceiro estabelecimento comercial interditado, um depósito de água e gás localizado no bairro da Penha, foram encontrados 27 botijões cujo dono do depósito, Fernando Alonso Campos, 35, bombeiro lotado na cidade de Cambuci.
De acordo com as informações da Polícia Civil, Danylo e Romário foram levados para a casa de Custódia em Campos dos Goytacazes. Já o bombeiro Fernando, para o batalhão prisional no Rio de Janeiro.
Todo o material apreendido (104 botijões) foi levado para um depósito regular que fica no bairro Coroados.
Considera-se que o armazenamento de botijões precisa obedecer a regras de segurança para evitar acidentes.
O registro da ocorrência está registrado na 141ª DP da cidade e as investigações continuam em andamento.
Reportagem e foto: Vinnicius Cremonez