O quadro político atual de São Fidélis ganhou um capítulo histórico na quarta-feira (13), quando então se deu a cassação do prefeito Amarildo Henrique Alcântara, após toda a apuração realizada a partir da CPI instaurada desde novembro do ano passado, bem como a CP – Comissão Processante que teve o pedido protocolado na Câmara Municipal em fevereiro pelo advogado Dr Alex de Aquino Penna, após seus clientes – na condição de réus confessos entregaram uma série de provas consideradas irrefutáveis que desmantela uma considerada organização criminosa, cujo prefeito, esposa, nora, sobrinha foram citados como os que desviaram do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais, através de saques, transferências com valores aproximadamente R$7 milhões de reais.
Confira nos links abaixo a votação da cassação e a leitura da ata pós cassação do mandato:
Apesar de o prefeito ter tentado várias manobras para não ir depor, e até mesmo tentar parar os trabalhos da Comissão Processante, porém perdeu ao entrar com recursos p/pedir liminar e acabou perdendo-as. Assim sendo, os trabalhos da CP continuaram e chegou ao final com a cassação do prefeito em face das provas constatadas. Ressalta-se, como faz parte dos trâmites processuais, inegavelmente, que o advogado de defesa do prefeito Dr. Thiago Luketti irá recorrer conforme deixou claramente durante sua sustentação oral na tribuna da Câmara.
Após a cassação do prefeito, imediatamente, uma nova sessão na Câmara foi realizada para dar posse ao vice-prefeito José William Ribeiro de Oliveira, que foi empossado como novo prefeito da cidade, bem como assim seguiu-se todo o ritual conforme determina o Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal. E às 16h o vice foi então empossado no cargo de prefeito.
Confira no link abaixo o parecer final da Comissão Processante
20 – PARECER FINAL – CASSAÇÃO – PREFEITO DE SÃO FIDÉLIS.pdf
Cobertura completa por Nelzimar Lacerda – São Fidélis RJ