A prefeitura municipal de São Fidélis inaugurou na última semana, os novos anexos que ampliam o quadro de vagas nas creches escolas municipais em mais de 100 vagas para atender a grande demanda com a criação de dois anexos, sendo um ao lado da creche escola municipal vereador Roberto Carlos, conhecida por ‘creche da Rosinha’, localizada na antiga praça Filotéia Bragança nas adjacências do bairro São Vicente de Paulo.
Já o segundo anexo inaugurado – foi no bairro Coroados cujo prédio que havia sido construído no governo passado para abrigar uma unidade do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), programa este do governo federal mantido em parceira com as prefeituras – acabou sendo desativado porque há alguns anos, o governo federal – resolveu fazer mudanças na legislação que regia o programa que passou a exigir dados de cada município para saber se realmente havia trabalho infantil. Sendo assim – o programa foi desativado em diversas cidades, incluindo, São Fidélis porque de fato não havia trabalho infantil de acordo com a decisão final.
Com isso, o prédio localizado no horto municipal – o qual foi construído e batizado em homenagem ao falecido senhor “Filinho Paciência”, acabou ficando desativado e meio abandonado dentro do horto. A atual gestão municipal então providenciou um projeto de reforma, adaptações e reorganização dos espaços com novas instalações que foram transformados em salas de aula para atender a demanda por vagas da educação infantil.
Esse planejamento estratégico foi considerado um grande salto de investimentos no setor da educação porque levou-se em conta o aproveitamento de espaços que até então não eram aproveitados como, por exemplo, o anexo 1 da creche da Rosinha onde ao lado funcionava uma escola de música Prisco de Almeida desativada há mais de 20 anos.
Histórico das construções das creches em São Fidélis
O município de São Fidélis conta com seis unidades de creches que foram construídas, sendo, cinco delas, no governo de Guilherme Tito de Azevedo, no ano de 1989, cuja capacidade de atendimento era somente 60 crianças em cada unidade. Os locais contemplados foram: bairro Jonas de Almeida e Silva (Chatuba), Ipuca, Vila dos Coroados, Vila de Angelim (4º distrito) e Parque Tinola. Logo, as referidas creches completam 30 anos este anos este ano.
O projeto de construção das creches na gestão de Guilherme contou com parceria do governo federal – através da antiga LBA – Legião Brasileira da Assistência, época esta em que as creches tinham apenas o caráter assistencialista, isto é, visava somente a guarda e higiene das crianças enquanto as mães cumpriam seus horários de trabalho.
Neste caso, não havia um projeto político pedagógico como passou a contar posteriormente, após o advento da LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 na qual a Educação Infantil passou a contar com um capítulo, bem como os profissionais da área específica também passaram a ter que se enquadrar, e com exigências na formação profissional.
Já a creche vereador Roberto Carlos (popular creche da Rosinha), foi construída e inaugurada no ano de 2002, em parceria com o governo do estado que, à época, era Rosangela Matheus Garotinho – a governadora que, em parceria com a prefeitura – construiu essa e outras unidades padrão em vários municípios do estado cuja capacidade dos modelos construídos para atender a 100 crianças.
Portanto, a gestão municipal atual quebra um jejum de 17 anos que o município não investia na construção ou ampliação de vagas para atender à demanda por vaga na creche que é bastante procurada pelas mães que necessitam trabalhar, de modo outro a Educação Infantil é um direito de toda criança, o que em determinados casos, há até determinação da justiça quando alguma mãe recorre para conseguir uma vaga.
E mesmo sabendo que as creches estão com sua capacidade no limite, e, assim sendo, para atender a casos de necessidade extrema – a direção é obrigada a acatar a solicitação da justiça para que arrume a vaga, o que acaba muitas das vezes ocorrendo superlotação nas salas.
Com a construção desses dois novos anexos – significam como se fosse a construção de uma creche para atender a 130 novas vagas, tendo em vista que ambos anexos têm capacidade para atender até 65 novas vagas para as crianças em idade de até 4 anos.
Por Jonas de Castro
Imagens e cobertura – Nelzimar Lacerda