Profissionais da área de saúde do Hospital Armando Vidal realizam evento em praça pública para tratar da campanha ‘Setembro Amarelo’

27 de setembro de 2018

A equipe de profissionais do Hospital Armando Vidal – sob a administração do gestor Felipe Mocaiber, realizaram um encontro na raça Guilherme Tito de Azevedo,` na tarde que quinta-feira (27) cuja finalidade foi chamar a atenção da população para um assunto preocupante e muito sério quanto é o suicídio. Não somente em São Fidélis, mas em todas as cidades do País a campanha intitulada “Setembro Amarelo’ bem como trata-se de uma campanha nacional instituída pelo Ministério da Saúde.

Vale destacar que, infelizmente, o número de suicídios tem aumentado assustadoramente no cenário nacional. Dessa forma, é importante que todas as unidades básicas de saúde promovam esses movimentos interativos com as comunidades para que possam ficar alerta, Não é um fato muito divulgado e destacado pela grande Mídia daí porque é preciso que todos tenham um olhar para esses encontros conforme são realizados anualmente o ‘Outubro rosa e novembro azul’.

O evento contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino – visto ser considerado importante conscientizar todos esses alunos já em idade pré-adolescente e adolescentes para que possam ter uma compreensão sobre o tema relacionado ao problema que preocupa a todos quanto o suicídio, de modo ainda por ser um problema que atinge diversas faixas de idade.

Por se tratar de um problema que passa pelas instâncias da saúde pública, sendo assim é considerado de suma importância trazer esse diálogo e interação com os jovens e adolescentes cujo quadro do problema relacionado ao suicídio no País e mundo atinge grande percentual nessas classes, visto que a dimensão e complexidade do problema em geral iniciam-se em pessoas que possam estar vivendo quadros agudos da depressão.

Sendo assim, é importante, diálogo, compreensão, monitoramento, procurar interagir mais e não deixar a pessoa se isolar, ou seja, é preciso demonstrar apoio, atenção e carinho às pessoas que passam por algum quadro que possa estar em situação de risco e assim faz-se necessário o alerta.

Durante o evento, houve uma performance musical interativa com o professor e poeta – Geraldo Evangelista, além de doação de pipoca, algodão doce para os alunos que participaram juntamente com os professores das escolas numa parceria da equipe de profissionais do hospital Armando Vidal e também da secretaria Municipal Educação e da secretaria de Ação Social.

Por Nelzimar Lacerda

 

 






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740