Na manhã da última segunda-feira (11), foi realizada a primeira reunião com vários representantes dos diversos setores para a reativação do Conselho Municipal de Turismo. A reunião foi aberta pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ronaldo Barcelos. Em conformidade com as informações repassadas, o Conselho foi criado em 2004, mas só ficou no papel. A iniciativa é uma proposta dos órgãos estadual e federal, para que os municípios estejam com seus planos elaborados dentro de um prazo, e a partir do momento que os mesmos fizerem adesão ao Termo de Adesão do Turismo Regional, conforme já fez São Fidélis atendendo à solicitação do Ministério do Turismo, quaisquer projetos referendados pelo conselho terão apoio.
Sendo assim, mediante todas as cópias dos documentos que a secretaria recebeu, o secretário mostrou a todos os presentes e falou do que se tratava – mas que tal iniciativa de reativar o Conselho Municipal de Turismo cabe tão somente, aos segmentos de todos os setores de serviços e sociedades civis organizadas para que o município atenda aos pressupostos legais, cuja determinação que todos os municípios estejam estruturados para obterem oportunidades de assinar convênios e demais parcerias.
Todos os gestores da rede hoteleira da cidade, representantes de clubes de serviços, sociedades civis organizadas e Associação Comercial Agrícola e Industrial de São Fidélis já estão convidados e receberão novamente o convite para participarem da reativação do Conselho, bem como participantes na elaboração do Plano Municipal de Turismo.