Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro divulgou resultado final nesta sexta-feira. Investimento total é de R$ 3.750 milhões, do Fundo Estadual de Cultura.
A movimentação cultural em todo o estado, fomentando oportunidades para diversos profissionais da área durante o isolamento social contra a Convid-19. Concretizando esse objetivo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) divulgou o resultado final do edital Cultura Presente nas Redes na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (22). São 1,5 mil trabalhos de todas as regiões do estado, com premiação de R$ 2,5 mil para cada.
O resultado mostra uma grande diversidade cultural no estado. Na Região Norte (municípios de Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra) foram 75 projetos aprovados. Inicialmente seriam 84 vagas, mas nem todos os inscritos atingiram a pontuação necessária para aprovação.
Edital online inédito no estado Pela primeira vez, a Sececrj realizou um edital que movimentou todas as regiões do estado. No total, foram 6.149 inscrições. O investimento é de R$ 3.750 milhões, do Fundo Estadual de Cultura, que pôde ser utilizado após 22 anos. Atualmente o Fundo conta com cerca de R$ 27 milhões, que serão utilizados em outros programas para fomentar cultura em todo território fluminense.
– Ficamos satisfeitos com o volume e a qualidade dos trabalhos que recebemos nesse período. Isso mostra a grandeza da cultura fluminense. Por muitos anos, as principais chances eram restritas apenas para a capital e região metropolitana. Mas, temos como objetivo fomentar oportunidades para todo o estado. Demos o primeiro passo e vamos preparar mais editais no futuro – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Diversidade cultural em números
O total de trabalhos inscritos mostra a diversidade cultura no estado do Rio. Nos eixos de produção, 33% são de manifestação artística, 28,7% de oficinas virtuais, 20,7% de conteúdos audiovisuais e 17,6% de conteúdos digitais. Já as áreas de atuação também apresentam diversos segmentos: música (24,2%), teatro (19,6%), audiovisual (18%), artes visuais (10,1%), literatura (7,5%), expressões populares (7,4%), dança (7%), circo (2,5%), museus (1,3%), moda (1,3%) e cultura alimentar (1,1%).
O edital levou em consideração a quantidade de habitantes por região: Capital, Metropolitana II, Metropolitana III, Noroeste, Norte, Serrana, Baixadas Litorâneas, Médio Paraíba, Centro Sul e Costa Verde.
Cronograma do edital
Após a publicação do resultado final do edital Cultura Presente nas Redes, os selecionados devem abrir a conta bancária entre os dias 25 de maio e 2 de junho. O período de repasse dos recursos será de 3 a 19 de junho. A realização das produções nas plataformas digitais começa em 20 de junho e segue até 20 de agosto.
Link para o resultado final e próximos passos: http://cultura.rj.gov.br/cultura-presente-nas-redes/
Via redação