São Fidélis tem 38 moradias em áreas de risco.

16 de maio de 2013

Segundo um levantamento feito pelo serviço geológico do Estado do Rio de Janeiro, no município de São Fidélis há 38 casas em áreas de risco iminente a escorregamentos.  Após levantamento realizado pelo órgão estadual, o relatório foi entregue no dia 13 de novembro 2012, aos secretários e prefeito em reunião realizada na cidade de Itaperuna com representantes de todos os municípios da região.

Uma das áreas de risco fica na Rua Santo Amaro, onde as últimas chuvas fortes que caíram em março deste ano provocou uma enxurrada que acabou atingindo uma casa. Entretanto, a reportagem foi informada por populares que a moradora mudou-se da casa atingida.  

Ainda com informações repassas pelo Superintendente da Defesa Civil de São Fidélis Cláudio Luiz, foi feita vistorias nas casas que constam no levantamento feito pelo (DRM), bem como as casas que sofreram algum dano devido à chuva ou deslizamento de terra, foram interditadas pela defesa civil junto com o engenheiro da secretaria de obras, e as pessoas que tiveram suas casas interditadas foram encaminhadas para a Secretária de Ação Social para receberem o aluguel social.

As moradias consideradas em situação de riscos encontram-se nas seguintes localidades:

– Bairro Santo Amaro – Rua Santo Amaro: 12 casas em risco. 

– Pureza – Rua Cabo Guimarães: 09 casas em risco

– Pureza – Rua Expedicionário Eduarte da Silva Pontes: 03 casas em risco

 – Pureza: Rua Projetada: 01 casa em risco

– Bairro Divinéa: 01 casa em risco

– Bairro S. Vicente de Paulo – Rua Reis Magos: 05 casas em risco

– Bairro S.Vicente de Paulo – Rua Alzira Novaes: 03 casas em risco.

– Bairro Cristo Rei – Rua Santa Maria: 04 casas em risco

Considera-se que a situação se repete anualmente, principalmente no período das fortes chuvas. E a população já está acostumada com tantos descasos, e, com isso, acaba por sofrer com as consequências dos atos de irresponsabilidades por ocupação irregular do solo urbano, além da falta de uma fiscalização mais intensa a moradias que são, diariamente, construídas em vários lugares onde não deveriam. Da mesma forma que não há por parte dos governantes um projeto que possa minimizar o déficit habitacional no país, o qual é considerado um dos grandes problemas sociais também.

Quem desejar agendar vistorias ou denúncia sobre construção em área de riscos deve ligar para o telefone (22) 2758-7873. 

Reportagem e foto: Vinnicius Cremonez  







www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740