Secretário Municipal de Saúde e Controladoria Geral do Município participam de audiência pública para prestação de contas.

30 de setembro de 2015

Foi realizada uma audiência pública na manhã de quarta-feira (30) no plenário da Câmara Municipal na qual compareceram o Secretário Municipal de Saúde – Claudinei Bragança Rodrigues e a secretária da pasta de Controladoria Geral do Município -Érika Peixoto Silveira Bragança. A audiência teve o objetivo por parte de ambos os secretários mostrarem todos os movimentos dos gastos durante os quadriênios do ano em curso, cuja exposição de cada um constou com as planilhas de todo o movimento financeiro das suas pastas.

A audiência foi iniciada por Erika Peixoto que administra a pasta da Controladoria Geral, e ela expôs com clareza a apresentação das planilhas dos demonstrativos dos valores orçamentários direcionados para cada secretaria municipal, em conformidade com a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município.

Logo após a apresentação de Erika, dr. Claudinei Bragança assumiu a apresentação da prestação de contas dos dois quadriênios da Secretaria Municipal de saúde, na qual tem sido incansável ao administrar com êxito, zelo e transparência uma pasta considerada árida, principalmente com relação aos problemas enfrentados com o Hospital Armando Vidal. Ele não tem medido esforços para comprovar a veracidade dos fatos, defesa de uma saúde pública de qualidade para a população fidelense e a transparência dos repasses das verbas que têm sido repassadas rigorosamente em dia.

O secretário disse estar muito preocupado com a situação da saúde, tendo em vista outra má notícia na qual o governo federal já divulgou que em 2016, não arcará mais com o programa Farmácia Popular. Com isso, os problemas tendem a se agravarem, mas que ele acredita que essa crise terá seu fim e que as coisas voltarão a se normalizarem. 

Um fato chamou a atenção durante a reunião que contou somente com a presença de um vereador que foi Aridelson Carneiro, além da equipe de funcionários da secretaria municipal de saúde, da reportagem do São Fidélis RJ e da representante da comunicação da prefeitura. 

Ainda segundo Erika, esse tipo de prestação de contas precisa acontecer periodicamente, para que a população possa acompanhar a gestão e os gastos públicos, bem como todos tomarem conhecimento da máquina administrativa e como funciona. A secretária fez questão de disponibilizar para a nossa reportagem todos os documentos para que fiquem registrados, assim como ficam no site da transparência Brasil para qualquer cidadão ter acesso a todas as planilhas dos demonstrativos desses dois quadriênios apresentados e assim por diante. 

Aliás, essa atitude deveria ser seguida por todos os secretários, bem como a população também precisa marcar presença e procurar tomar conhecimento do que cada um faz em suas pastas e cobrar dos seus representantes mais participação, gestão compartilhada e comprometimento.

Confira nos links abaixo os documentos apresentados na ausência.

apresentacao Audiencia Publica 2015 SEGUN. quadrimestre

prestação de contas segundo quadrimestre de 2015

Por: Nelzimar Lacerda






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740