Site SF RJ inicia uma série de reportagens de momentos culturais que marcaram época na Cidade Poema. E a Souplesse Escola de Dança é destaque.

9 de março de 2014

“A dança é a arte primeira por excelência, efêmera, passageira, impalpável, a mais física, a mais íntima e pessoal das artes, pois exige o envolvimento de todo o corpo, nosso corpo. Corpo que eu chamo de meu, corpo que vejo no outro, corpo que está atado a um mundo com o qual me comunico”.

O portal SF RJ por ser a revista eletrônica de linha cultural, turística e independente da cidade, abre uma série de reportagens a partir de março numa espécie de formato de exposição virtual referente a grandes momentos culturais que marcaram época em São Fidélis, e alguns temas já estão em fase de processamento de documentários também.

E para um breve registro, o site inicia com a dança, um dos pontos fortes da área cultural no município que já contou no passado com quatro academias de danças e uma escola especializada e, atualmente, conta apenas com o grupo Dançarte e a Ateliê Coreográfico.

E tudo começou ainda na década de 80, com a professora e diretora da academia Corpo e Ação – Raquel Campos, quando, ao chegar à Cidade Poema, na década de 80, inaugurou tal empreendimento que, por dez anos consecutivos, realizou grandiosos e saudosos encontros de academias de danças, os quais aconteciam na Quadra de Esportes Humberto Lusitano Maia, bem como ajudou a deslanchar o turismo cultural que, anualmente, fazia a cidade fervilhar com caravanas de turistas que vinham de outras cidades para participarem dos espetáculos.

Após o fechamento da academia Corpo e Ação, a cidade não ficou órfã na área de dança porque a ex-aluna de Raquel, Sabrine Magalhães, juntamente com a campista e também professora de dança, Érica Freitas, formou parceria com a conceituada bailarina Sabrine e, assim, fundaram a Souplesse Escola de Dança, considerada a primeira escola de dança de ordem particular para tecer a continuidade de tudo que já havia sido iniciado e cuja escola ficou em atividade por seis anos.

A escola conseguiu produzir grandiosos espetáculos de dança de alto nível tanto em área fechada ou em praça pública, arrebatando plateias além de ter formado vários bailarinos que hoje brilham fora da cidade.

Muitos questionam até hoje por que a cidade não conta com uma política cultural que apoie e assegure subsídios para empreendimentos que realmente fizeram história na cidade como esses? Por que então, o município não conta com uma escola municipal de dança e que muito beneficiaria a projeção de talentos, além de tirar muita gente da ociosidade e de outros riscos vulneráveis?

As repostas são as mais variadas e justificadas, entre elas, burocracia, falta de interesse e de profissional especializado dentro das esferas das próprias secretárias de culturas para tal finalidade, e os quais pudessem formalizar projetos correr atrás de parcerias, além de descasos, também, por questões políticas partidárias.

Ainda assim, os trabalhos continuam com Adriana Oliveira, outra profissional oriunda das duas entidades supracitadas ligadas à dança e que, atualmente, é quem dá continuidade aos trabalhos direcionados com a arte da dança através do grupo Dançarte que muito tem contribuído para que o pioneirismo e empreendimento continuem levando o nome da cidade conforme foi com a premiação no Rio Sociocultural há três anos.

O portal publica duas partes de quatro do primeiro espetáculo realizado pela Souplesse Escola de Dança no ano de 2000 e intitulado: “Arte Manifesto da Alma”, sob direção de Sabrine Magalhães e Érica Freitas. realizado no antigo Clube Esportivo Fidelense (atual Clube Social do CCGB).


Imagens: Total Comunicação.






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740