O Caps – Centro de Atenção Psicossocial Antônio da Silva Gandra – localizado na Rua Loureiro no 2º distrito em Ipuca tem sido um diferencial na maneira de tratamento dos pacientes que sofrem com transtornos emocionais no dia a dia, bem como a forma pela qual os que frequentam a instituição em busca de tratamento tem evoluído de forma satisfatória através de diversas atividades praticadas pelos pacientes.
Segundo o terapeuta ocupacional de carreira lotado na unidade, Manoel Tito Azevedo, desde quando ingressou na instituição tem procurado oferecer a todos os pacientes que necessitam dessa atenção por conta dos transtornos a que vivem, atividades terapêuticas evolutivas que possam reequilibrar o sistema emocional de cada um deles.
” Aqui no CAPS, temos diversas atividades, onde cada um escolhe de acordo com seu dom e/ou com o que se identifica, e passa então a realizá-las, tipo, quem se identifica com a pintura passa a pintar, quem gosta de crochê passa a fazer crochê, bordar e etc., assim como temos a musicoterapia que passa a ser também parte deste processo de atividades. O objetivo de se trabalhar com eles utilizando essas atividades visa exatamente fazer com que os transtornos vão se amenizando e, automaticamente, isso vai contribuir posteriormente, para a redução do uso de remédios”, ressaltou.
Durante a reportagem é possível ver a concentração, receptividade e alegria deles por estarem sendo entrevistados, e os próprios falam da satisfação e contentamento por estarem no Caps e se sentirem super bem conforme depoimentos no vídeo.
Ao final da reportagem, eles pedem para quem tiver algum material reciclável em casa que queira doar para que eles possam usar nas suas atividades, agradecem. Dentre os materiais a serem doados estão: revistas velhas, jornais, garrafas Pets, CDs velhos, caixas pequenas de papelão, e etc.
Por Nelzimar Lacerda