Tudo pronto para a II Conferência Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes.

9 de setembro de 2012

A Secretaria Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes realiza a sua II Conferência Municipal de Cultura de 13 a 15 de setembro, prevista no Decreto Federal 5.620 de 24 de agosto/2005 e convocada por Edital, publicado no dia 10/07/12, no Diário Oficial do Município. O tema geral da conferência será a tríade: Sociedade, Identidade, Pertencimento que deverá orientar as discussões em todos os níveis e modalidades. A abertura dos trabalhos será na quinta-feira (13) às 19h30 no Teatro Trianon, cujo tema será “O papel da Cultura no Desenvolvimento da Sociedade” e o palestrante oficial será Dr. Aristides Arthur Soffiati Netto.

Nas datas seguintes, de acordo com o cronograma, as demais atividades acontecerão nas dependências do Uniflu/Campus II Filosofia de Campos, e contará com Câmaras Técnicas, entre as quais, Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Patrimônio Cultural, Cultura Popular, Espaços Alternativos e Entidades Pesquisas Culturais, que contarão com moderadores das mais variadas vertentes culturais entre eles, Ethmar Filho, Maria Helena Gomes, Paulo Jorge Cabral de Melo, Wesley Machado, Maurício Xexéo, Carlos Freitas, Neusimar da Hora, Xuxa Caetano e Márcia Luzia Pessanha. Na categoria de expositores estarão: Jhonny William, Fernando Rossi, Dione Batista Sardinha, Drª Arlete Sendra, Sílvia Paes, Wilson Heidenfeld de Carvalho Jr, Dr. Joel de Melo e a professora universitária, jornalista e presidente da Associação Zona Cultural Fidelense, Nelzimar de Lacerda.

Poderão participar da Conferência na condição de delegado, representante de grupos culturais e artísticos formais e informais, instituições, movimentos socioculturais e colegiados dos diferentes segmentos artísticos, de preservação do patrimônio, gestão de equipamentos culturais, das culturas populares e de ações e políticas voltadas à inclusão cultural. Poderão (ainda) participar, na condição de ouvinte, sem direito a voto, qualquer cidadão maior de 15 anos de idade, desde que credenciado junto à Comissão Coordenadora da Conferência, além de convidados.

O secretário de Cultura e coordenador geral da II Conferência, Orávio de Campos Soares, justifica agora a realização da II edição, já que a primeira ocorreu em 2006. “É que para aderir ao Sistema Nacional de Cultura tivemos de tomar providências que demandaram muito tempo e não tínhamos, ainda, as diretrizes somente liberadas no início deste ano”. Na elaboração do Plano Municipal de Cultura devemos deixar clara a ideia da valorização de tudo que seja nosso, oriundo das relações culturais luso-africanas. “O nosso plano vai contemplar todas as correntes estéticas da cultura”.  – Por exemplo, precisamos incluir a universidade, enfatizando sua capacidade de produzir saberes e conhecimentos, cujos resultados precisam ser devidamente aproveitados para o desenvolvimento sustentável da cidade, acrescentou. “O Conselho, a ser eleito na conferência, não deve perder a oportunidade de incluir o pensamento acadêmico”, ressaltou.Mais informações: www.campos.rj.gov.br






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740