Tudo pronto para o II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico que vai acontecer na Uenf nos dias 28 e 29/11.

11 de novembro de 2012

Um área ainda pouco explorada no mercado editorial por parte dos veículos de comunicação e de grande importância para o conhecimento da sociedade. Trata-se do II Simpósio de Jornalismo Científico que vai acontecer nos dias (28 e 29)  e que tem como tema – O  papel da mídia na participação da sociedade em questões de política científica e tecnológica.

O evento é uma realização da Uenf e contribui para uma proposta de estreitamento e relacionamento com a mídia a partir de uma relação dialógica no campo das ideias que envolvem as questões sociais, política, científica e tecnológica. Com uma certa provocação interessante: política científica e política tecnológica: o que a mídia tem a ver com isso? Sim, tem muito a ver e o dever de divulgar as ações importantes no que se refere a difusão do conhecimento para o desenvolvimento de uma sociedade.

Considera-se que há uma enorme necessidade de se intensificar esse envolvimento da sociedade do conhecimento em prol do fortalecimento e cobrança por parte dos governos em investimentos que possam contribuir para a difusão da informação na área da Ciência & Tecnologia. 

Infelizmente, em plena ‘idade mídia’, a maioria dos brasileiros desconhece seus cientistas, bem como o ensino das ciências no Brasil está cada vez mais defasado, da mesma forma a divulgação científica ainda é minimizada, o que dificulta o acesso à informação pelos brasileiros. Embora haja interesse da sociedade tomar conhecimento do assunto, o ensino de Ciência & Tecnologia ainda é puco valorizado no país. Com esse evento em sua segunda edição, espera-se que haja um crescimento pelo abraçar da causa temática por parte das demais instituições de todo o Brasil.

O tema foi proposto em função do Cnpq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) de criar um espaço nos currículos dos pesquisadores e publicados na Internet (Plataforma Lattes) e reunirá nomes importantes da área no mundo acadêmico e profissional, entre eles, o físico Ildeu de Castro Moreira – do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) vinculada ao Ministério da Ciência e Inovação (MCI) o palestrante vai abordar o tema: Por que o cientista tem que se comunicar? O horário da palestra será às 14h30 (28). 

Além de Ildeu, Graça Caldas (Labjor – Unicamp), Cidoval Morais de Souza (Universidade Est. da Paraíba), Cilene Victor (diretora de redação da revista Ciência Ambiental) Fabíola Imaculada de Oliveira (jornalista e escritora – ganhadora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica do Cnpq em 2002), Glória Kreinz (presidente da Abradic – Associação Brasileira de divulgação Científica), Lena Vânia Ribeiro (coordenadora do Canal Ciência/Ibict) e Renata Dias (editora do Jornal Ciência da SBCP/Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e Sofia Moutinho (jornalista da revista Ciência Hoje).  






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740