Pela primeira vez, a “Cidade Poema” recebeu no último sábado, a convite do Pré-vestibular Enem/SF, a palestrante Maireth Mendonza, uma venezuelana refugiada, 28 anos, mora há pouco mais de um ano no Brasil e falou sobre os desafios de deixar a família, os amigos e o país para sair em busca de uma vida melhor.
Durante sua fala, Mendonza disse que ela e o marido tomaram a decisão de virem para o Brasil, quando estava grávida e trouxeram apenas um cachorro e uma mala de sonhos. Disse ainda que por intermédio de uma antiga professora, atravessaram a fronteira da Colômbia a pé e pegaram alguns ônibus para chegarem até a cidade de Campos dos Goytacazes.
Após palestra, a venezuelana aproveitou para conhecer um pouco da cidade de São Fidélis, fez visita ao Museu e Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo, à Igreja Matriz, ao bairro Cristo Rei, além das pontes Metálica e Ponte Preta.
Em depoimento final, a palestrante disse ter ficado encantada com a “Cidade Poema”, bem como levou de lembranças alguns livros de autores de autores fidelenses, doces e artesanatos.
O evento contou com um público de aproximadamente 100 pessoas, em especial, com a presença de alunos das redes municipal, estadual e particular da cidade, bem como de professores e representantes da Secretaria Municipal de Educação.
Durante a palestra, foi possível ver várias pessoas tão atentas quanto emocionadas pelos relatos que a palestrante fez sobre a difícil vida no seu país de origem por causa do conflito político que mergulhou a Venezuela numa terrível guerra civil, o que a fez ter que cruzar a fronteira para poder sobreviver com sua família com dignidade e paz.
In tese, uma palestra muito importante para pesquisadores, estudiosos e, principalmente, para estudantes que vão prestar vestibular tendo em vista que há conteúdos importantes que são cobrados em relação à geopolítica nas provas acabam por contribuir de forma eficaz na assimilação de conhecimentos gerais consideravelmente atuais.
Colaborou Thiago Yuri