Vento não sopra a favor e a VIII competição de Barco à Vela é adiada.

4 de agosto de 2013

A VIII edição da competição de barco à vela Joacy Ferreira Gonçalves, que seria realizada na tarde desse sábado (03) com largada na Foz do Rio do Colégio e com chegada na Ponte Metálica, foi adiada por falta de vento, um dos principais combustíveis para fazer com que os barcos tomem direção nesse tipo de competição. Apesar do dia bonito com sol radiante e céu azul em um clima de inverno tropical, o vento simplesmente não apareceu para consolidar o evento.

Segundo a coordenadora da competição Lulu Assumpção, o vento nordeste que predomina na região, fez com que os pescadores criassem uma característica de velejar dessa maneira. No regulamento, os competidores só podem participar com um barco feito de madeira, sendo que os mastros devem ser feitos de bambu e as velas de sacos de farinha.

A edição desse ano contou mais uma vez com a presença do medalhista olímpico, Lars Grael, que foi recebido com muita satisfação por parte de todos os esportistas e organizadores do evento, de modo que não se importou em esperar por três horas junto com todos os participantes pelo vento para que eles pudessem subir o rio até o local marcado para a chegada, mas o mesmo não apareceu e a competição teve que ser adiada e uma nova data será divulgada.

A competição é uma realização dos pescadores de São Fidélis e São João da Barra, e tem o apoio da Colônia de Pescadores,Terra Viva Ecoturismo, Ong Meam, Guardiões do rio Paraíba do Sul e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740