A VII Conferência Municipal de Saúde, realizada na última terça- feira (14) no Salão Nobre do Colégio Estadual, contou com a presença de profissionais da saúde, além de grande público e demais representantes da sociedade civil, no sentido de discutir propostas relevantes com a finalidade de proporcionar melhorias no setor.
O evento teve como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, foi das 9h às 18h. A abertura da Conferência contou com a presença de Dr. Claudiomar Alves e Charles Amit e, logo após, composição dos grupos de trabalho:
1- Direito a saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade e participação social;
2- Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde;
3- Financiamento do SUS e a relação público – privado;
4- Valorização do trabalho e da educação em saúde e ciência, tecnologia.
O Secretário Municipal de Saúde, Claudinei Bragança tem sido considerado incansável, juntamente com sua equipe, no sentido de fazer com que o município tenha boa visibilidade nas melhorias que têm sido feitas, dentro das possibilidades e ajustes, para que a população tenha atendimento de qualidade, tendo em vista conforme afirmou o próprio secretário durante sua fala na abertura do evento.
“É muito importante a participação da sociedade civil, pois a saúde pública não se faz sozinho, a sociedade tem que participar, estar presente, emitir sua opinião e traçar as metas, através da Conferência para serem levadas a nível estadual e nacional. Então, é muito importante que as pessoas deem sua opinião e ajudem a gente a gerenciar o SUS, porque isso é o objetivo do Sistema Único de Saúde, ou seja, é uma composição entre o poder público e apropria sociedade organizada”- ressaltou o secretário.