Bairro Parque Tinola

Parque Tinola – um bairro cuja geografia apresenta em seu relevo aspectos bastante íngremes, de modo outro um bairro que começou a surgir fortemente com construções residenciais a partir do começo da década de 90, quando, surge o loteamento batizado com o nome de uma das mais antiga moradora da área – conhecida por “dona Tinola” (mãe do falecido contador e vereador Efer Soares de Souza), haja vista que a maioria dos terrenos na referida localidade pertencia aos familiares da mesma e daí em sua homenagem o bairro foi batizado pelo nome de Parque Tinola. Bastante parecido com o bairro Barreiro, o Parque Tinola é considerado uma localidade mais residencial que comercial, de forma que sua extensão geográfica está bem próxima do bairro da Penha.

Outro aspecto bastante interessante a ser destacado é em relação ao trecho inicial onde começa de fato o bairro Parque Tinola – após a subida do morro depois dos portões do colégio Barão de Macaúbas na Rua Governador Roberto Silveira. Para quem não sabe, o morro se chamava – “morro do careca” que, por sua vez, deu origem a antiga e extinta escola de samba Unidos dos Careca – na década de 80. Destaca-se, o bairro é parte da história de vida, residência e luta pela água através do ex-deputado fidelense Blandino Amaral.

Ou seja, foi lá que tudo começou para o ex-deputado quando ele era presidente da Associação de Moradores do bairro Parque Tinola. O bairro conta com uma creche escola municipal, mas carece de outros investimentos como uma quadra de esporte, área de lazer e posto de saúde.

Por Nelzimar Lacerda

 





www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740