Bairro Coroados

Um resumo sobre a história do bairro Vila dos Coroados

Não se pode falar da história do bairro Vila dos Coroados sem antes mencionar o nome do falecido Tenente Emygdio Maia Santos, o principal homem que fez com que o bairro iniciasse as suas primeiras construções, igualmente, ao atravessar a linha férrea após o posto de gasolina do Edalmo, tem-se a primeira obra construída que é a capela de São João Batista construída em 1958, cuja doação do terreno e apoio integral na construção da obra foi do Ten. Emygdio, assim como a primeira casa residencial após passar a referida capela citada entre o começo da Rua Thebano Pinheiro dos Santos (que dá acesso à localidade rural Esperança), está a casa que foi a residência do tenente  Emygdio. Vale destacar que o senhor Thebano era pai do tenente Emygdio.

E a Vila cresce…

O bairro Coroados foi habitado pelos índios Coroados, sendo parte importante do processo da colonização não só do bairro – mas de toda a história do município. Áreas importantes como o Horto Municipal era o principal reduto da vida quotidiana dos índios cujo local era totalmente fechado por vegetação nativa. Em determinadas escavações realizadas por pedreiros no século passado, foram encontrados alguns objetos e até ossadas dos silvícolas.

Já em relação ao progresso da Vila dos Coroados, o seu desenvolvimento começa a ganhar fôlego a partir da década de 60 com a construção de alguns imóveis residenciais e indústrias, entre eles, um conjunto predial localizado na Rua Augusto José Andrade, mostra a imponência de um local que sediou uma empresa cujo dono era de descendência europeia.

A Vila dos Coroados começa a movimentar a economia local naquela época, pois, segundo alguns moradores antigos, dizem que o dono da empresa era um português que investiu pesado no trabalho de produção de cal e pedra mármore naquele prédios antigos que se localizam na rua supracitada, de forma que construiu também um correio de casas para que seus funcionários residissem perto da empresa – evitando, assim, que tivessem que se deslocar de tão longe para trabalhar.

Entretanto, ao longo de alguns anos, há quem diga que por questões financeiras o dono do empreendimento acabou perdendo-o para a prefeitura que, por sua vez, cedeu os imóveis (correio de casas), para funcionários, bem como o prédio onde funcionava a empresa acabou tomado por moradores que não tinham casas.

O bairro Vila dos Coroados é praticamente um dos motores da economia local, e forte fonte de arrecadação e desenvolvimento para o município. Hoje, o bairro tem como agregados na sua geografia local – o condomínio Nossa Senhora de Fátima e o bairro Santa Terezinha. É considerado um dos maiores bairros em crescimento da cidade na atualidade, o qual tem ganhado características como se fosse um distrito.

Nele encontram-se a antiga e primeira indústria de doces que gerou mais de 400 empregos, isto é, a primeira indústria do ramo de doces e massas, a se instalar no bairro que foi a fábrica de Doces Passarinho, construída em 1958 pelo grande empreendedor e ex-prefeito da cidade por dois mandatos – Benedito da Silva Gomes.

Em seguida, outro nome na área empresarial que muito ajudou na evolução do bairro que foi o falecido empresário gaúcho – Dr. Roberto Petrucelli, exatamente quem construiu os condomínios N. Senhora de Fátima e outro localizado no bairro da Penha. As firmas Petrucelli promoveram um boom na economia local e em outras partes do município, além de geradoras de emprego no ramo de construção civil e produção de móveis planejados.

Vale destacar outra fonte geradora de receitas para o município e empregabilidade foi também com a antiga fábrica de produtos químicos e limpeza que se chamava Destilaria de álcool cuja localização da firma era após o DPO às margens da rua principal que tem o nome de Emygdio Maia Santos. Além destas referências citadas, o bairro conta com a maior produção de doces, balas mariolas dentro do município com as empresas de pequeno/médio porte nessa área de produção cujas fábricas localizam-se no bairro.

O bairro Coroados conta com três pousadas no ramo de hotelaria com espaços para realização de eventos diversos que são: Pousada Clube e Cachoeira do Salto e pousada Beira Rio, ambas consideradas espaços de referência em toda região, principalmente, a pousada Beira Rio. E a mais recente pousada é a do Serginho.

Outro destaque com relação a espaços para eventos, trata-se do Ginásio Poliesportivo Dr. Roberto Petrucelli construído e inaugurado no governo Guilherme Tito de Azevedo como Ginásio Tancredo Neves, popular “Tancredão” em 1989, mas, posteriormente, teve o referido nome trocado, de modo outro, o local necessita passar por uma reforma e um paisagismo ao seu redor, devido a extensa área que possui cujo espaço acaba sofrendo atos de vandalismo e pichações.

Em se tratando dos templos – vale destacar a 2ª igreja Batista cuja fundação se deu em 05 de janeiro de 1963. Ainda assim novos empreendimentos têm sido erguidos no bairro por muitos empreendedores principalmente no ramo comercial e residencial. A Vila dos Coroados é considerado um bairro forte pela rede comercial diversificada e geradora de receitas para o município. Possui dois grandes empreendimentos para o ramo de festas e eventos com as empresas JK – casa de festas eventos, Espaço Zelys e Zelys Buffet. Espaço festas e eventos da Pousada Beira Rio e espaço para festas e eventos do Clube Cachoeira do Salto, Arena Big Nelson e Rancho Coroados.

Da Educação:

A única escola pública no bairro é a escola Municipal Mestra Maria Firmina, fundada em 29 de abril de 1950, bem como considerada uma das mais bem avaliadas no sistema ensino fundamental I e II dentro do município. Por ela passaram muitos moradores fidelenses que hoje estão muito bem profissionalmente no município e fora dele. Ainda na área da educação, o bairro conta com a creche escola municipal Waldir Vieira que acabou de completar trinta anos em atividade em 2019,  assim como as demais quatro da rede municipal de ensino construídas na gestão do governo de Guilherme Tito de Azevedo que foram  as seguintes: creche escola dona Zizi localizada na Ipuca; creche escola José Rangel – localizada em Angelim; creche escola Antônia Venâncio Bonfim, localizada no bairro Jonas de Almeida e Silva e outra no bairro Parque Tinola.

O bairro ganhou um grande investimento nos últimos sete anos com as instalações da sede da faculdade Censupeg – sendo a primeira instituição da rede particular de ensino superior a investir no município, e hoje é uma das mais conceituadas da Região. Recentemente, a Estácio também instalou um polo para EAD no local, o que faz com que o Coroados seja considerado um bairro universitário atualmente. Ainda, a localidade conta também com investimentos na área do ensino particular como o Centro Educacional Marita que oferece da educação infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Moradores antigos que se destacaram no bairro

Destacam-se alguns moradores antigos (já falecidos) os quais eram considerados os bairristas da vila naquela época, depois do próprio tenente Emygdio Maia Santos, e nomes de pescadores de famílias de moradores antigos, por exemplo, João Vieira, pai do radialista da Rádio Globo, Waldir Vieira, senhor Ananias Ribeiro, “seu Filinho Paciência” Joventino Costa, João de Souza Pinheiros (conhecido como “João Varmol”), Amaro Cândido, (avô de Chico de Abel, dono de um dos bares mais antigos do bairro), dona Acidália Amorim, Isaías Nunes da Conceição, Manoel Botelho, José Joaquim Lacerda, João Batista Maia, entre outros.

Da geografia do bairro Coroados

Um bairro considerado bem situado geograficamente por abranger certa proximidade de área montanhosa, bem como mantém uma área de vegetação nativa com a existência do Horto Municipal – local este de grande importância para a história não somente do bairro, mas para a cidade de São Fidélis por ser o Horto Municipal – considerado o “pulmão da área urbana” no município, além de ter sido o local que sediou por 10 anos a famosa “festa da lagosta” (camarão Pitu) sendo o maior produto de marketing da cidade em nível nacional e internacional na década de 70.

O bairro é um dos poucos da cidade que não sofre com enxurradas, de modo ainda não oferece grandes problemas de impacto ambiental com relação à ocupação irregular do solo, a não ser com relação às construções irregulares nas proximidades às margens do Valão Esperança que, vez ou outra, pode ocasionar certo monitoramento quando há cheias do rio Paraíba do Sul ou alguma tromba d’água que possa ocorrer por conta de represas.

Sobre os aspectos relevantes do seu contexto geográfico, o Horto Municipal caracteriza-se como forte espaço que poderia/poderá contar com um projeto de revitalização que possa oferecer na localidade – oportunidades para investimentos na área de lazer socioambiental tal qual geraria receitas para o próprio município, bem como um espaço para servir aos mais diversos modelos de atividades para a população, dentre eles, espaço para visitação, trilhas, lazer, cultivo de horta comunitária, plantas medicinais, preservação de árvores nativas e históricas no município, além de oportunidade para a realização de eventos culturais periodicamente, como oportunidade geradora de negócios e divulgação dos produtos turísticos e culturais do município.

Parte política

Historicamente, o bairro Coroados gerou algumas cabeças importantes e influentes na política local, assim como o próprio Ten. Emygdio Maia Santos que foi considerado um dos maiores nomes influentes nessa área destacada na gestão não só local, mas a nível estadual também. Em seguida, temos Benedito da Silva Gomes (Benedito Passarinho) que era morador do bairro e empresário destacado no ramo de doces e massas e foi prefeito por dois mandatos.

Ainda sobre nomes que marcaram presença no quadro da vereança, vale ressaltar os vereadores cuja época em que foram eleitos e atuavam de forma muito mais presente numa época em que vereador não recebia salários. Nomes como José Larrúbia, Antônio Rodrigues Sobrinho, Ulysses Ferreira são parte desse período das atividades políticas sem remuneração.

Do movimento social e comunitário

O bairro Coroados foi um dos primeiros a ter sua Associação de Moradores de bairro, fundada em julho de 1987, cuja entidade passou por várias diretorias, sendo que a diretoria que mais atividades desenvolveu e atuou fortemente com presença marcante pelas benfeitorias e ações realizadas – foi a que teve como presidente da Associação de Moradores de Vila dos Coroados, por dois biênios 2001 a 2004, a moradora e presidente Nelzimar Souza de Lacerda.  Dentre os feitos realizados destacam-se rede de eletrificação conseguida com apoio do ex-deputado estadual Blandino Amaral, sinalização com nomes de logradouros de todas as ruas do bairro, denominação de logradouros e presença de serviços postais que não eram realizados em determinada área do bairro e etc.

Opções de lazer no bairro

O bairro tem seguido fortemente no que se refere a investimentos por empreendedores, principalmente no setor gastronômico, serviços, comércios, além das construções de imóveis residenciais. É um bairro que conta com um comércio forte e movimentado no dia a dia com seus restaurantes que vivem cheios de clientes que gostam de degustar bons drinks, saborear bons pratos, pizzaria, petiscos e comida de boteco. Destacam-se o restaurante e pizzaria Massa & Cia, Deck 158, bar do padeiro, bar do Chico, entre outros comércios sejam do ramo de padaria e lanchonetes, assim como lojas de materiais de construções e de roupas e etc.

Já com relação a algum espaço público para lazer, porém há de se destacar que o próprio Horto Municipal dispõe de grande potencial para excelente oportunidade para lazer com sustentabilidade, visto ser uma área de preservação permanente que requer um projeto de revitalização. Ainda assim, outro patrimônio público de grande importância também, pois, trata-se do Ginásio Poliesportivo, construído e inaugurado no governo Guilherme Tito de Azevedo que, à época, havia recebido o nome Ginásio Tancredo Neves, popular “Tancredão” em 1989, mas, posteriormente, teve o referido nome trocado.

O bairro é responsável por boa parte da arrecadação de impostos no município, assim como possibilita os maiores investimentos que ainda estão por virem. No quesito espaço para realizações de eventos, o bairro Coroados se destaca com opções consideradas as melhores e os mais elegantes e sofisticados espaços da cidade. Entre as opções estão: salão de festas da Pousada Beira Rio, JK eventos, Espaço Zellys (popularizada como a “casa de vidro”) e Zellys Buffet.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740