1º Festival Gastronômico deve entrar para o calendário dos eventos na “Cidade Poema” por conta do sucesso no último fim de semana com grande público presente

10 de julho de 2023

Um evento que chegou para resgatar a tradição do festival de inverno. Com isso, o festival gastronômico une o útil ao agradável na estação inverno, para que a “Cidade Poema” possa contar com sua referência do que foi há 30 anos – quando então era uma cidade com eventos ordeiros, elegantes e fomentadores do turismo local e regional.

Por agregar uma série de vantagens que fazem parte da trade turístico, o festival gastronômico traz essa proposta para provar o quanto é importante pensar estrategicamente com ações positivas para o desenvolvimento sociocultural, bem como a valorização dos seus produtos turísticos e das manifestações culturais, o que contribui também para a emancipação econômica local, haja vista ser o turismo considerado a segunda maior indústria do mundo.

A organização do evento foi considerada e aplaudida pelo público como impecável, por conta da organização e aproveitamento dos espaços, levando-se em conta a preocupação em não permitir que as vias públicas do centro no entorno da praça se tornasse um emaranhado de barracas espalhadas, impedindo, assim, o fluxo das pessoas poderem caminhar e curtirem a beleza do festival.

A veia da família Abreu sempre pulsou forte para a criação e valorização dos movimentos culturais, do turismo e da organização de eventos. Basta uma volta ao passado, leia-se a história da famosa festa da lagosta idealizada por Aluísio Perlingeiro de Abreu, festival que deu fama internacional à “Cidade Poema” que a tornou conhecida como terra da lagosta. Quem não se lembra do ‘Show da farmácia Esperança”, com show de calouros e grandes premiações aos participantes, realizado por Dirlei Abreu ( pai de Glorinha Abreu e avô de Paulo Fernando), na praça Guilherme Tito de Azevedo, e atraía grande público?

Enfim, a partir desses fatos históricos importantes registrados, presume-se que o clamor popular para que a “Cidade Poema” tenha, de fato, pessoas que realmente abracem causas e propostas como esta da Associação Cultural – é salutar para a união em prol da retomada dos eventos culturais saudáveis e fomentadores do turismo sociocultural local – tendo em vista que tal premissa mostra que este é o potencial da cidade. Com certeza, após o sucesso do 1º Festival Gastronômico não se tem dúvidas que deverá fazer parte do calendário de eventos do município.

O evento foi encerrado no domingo (9), com almoço oferecido nas barracas e regado musicalmente, com a participação de Olinda Messias. Vale destacar o sucesso dos pratos preparados pelo chef Vicente Maia, além dos demais expositores. O evento contou com expositores do artesanato local, de boa música com os talentos musicais da cidade que deram um show a parte, bem como contou também com o robô de Led da Ubbi que foi uma sensação no evento, principalmente para as crianças que se divertiram e interagiram muito.

A realização do evento é da Associação Cultural Paulo Fernando Abreu Valente, instituição esta pensada por Glorinha Abreu, numa proposta de manter viva (in memória), os ideais de seu filho Paulo Fernando que respirava cultura em suas mais variadas vertentes (artes visuais, literatura, música, teatro, danças e etc).

Confira os flashes da cobertura nos links abaixo

Por Nelzimar Lacerda – São Fidélis RJ

https://www.instagram.com/p/CuazhWKKQli/






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740