A segunda edição do festival gastronômico em São Fidélis agitou o fim de semana com recorde de público presente na “Cidade Poema”. O mesmo já está consolidado e entra para o calendário municipal de eventos. O festival conseguiu agregar não só o ponto master da gastronomia local, mas, sobretudo, arte, cultura, música, recreação para o público infantil. Com isso, caiu no gosto e estilo para fomentar o turismo local. Vale destacar ainda outro ponto interessante que, por ser realizado no mês de julho, o festival gastronômico resgatou também o glamour dos antigos festivais de inverno que aconteciam na cidade na década de 90.
Um evento que nasceu da dor de uma mãe que, ao perder seu filho para a covid-19, conseguiu obter forças para transformar o próprio sonho que o filho tinha em realidade, e assim fazer com que a sua presença permaneça conectada na esperança de ver a cidade que ele tanto amava, poder se emancipar economicamente, através das mais variadas vertentes culturais (arte, literatura, música, teatro, dança) aliada à gastronomia para fomentar o potencial turístico que a cidade oferece.
O encerramento do evento aconteceu no domingo com um almoço regado a uma roda de samba comanda por Vicente de Paula, Joel do Cavaco e Sylvio. Ainda, na noite de sábado, foi lançado o jingle da Associação Cultural Paulo Fernando Abreu Valente, o que deixou parte do público que se encontrava em frente ao palco, totalmente emocionado juntamente com Glorinha Abreu, que pôde sentir o quanto essa dor conseguiu ser transformada em um gesto de amor através da união de todos que abraçaram a causa ao apoiar a criação tanto da própria associação, assim como de um evento de grande importância para o fomento do turismo local. Confira a musicalidade do jingle no link abaixo. https://www.instagram.com/reel/C9I4pZivseG/
Além dos expositores gastronômicos – o evento contou com workshop gastronômico com o renomado chef Vicente Maia, várias apresentações musicais durante os três dias de evento, ou seja, com os talentos da casa, feira de artesanato, recreação para o público infantil com os bonecos de pau, visita ao museu casa Corina Peixoto de Araújo. O festival é uma realização da Associação Cultural Paulo Fernando Abreu Valente, bem como contou com apoio de diversas empresas comerciais da cidade e da prefeitura municipal.
Confira os flashes do segundo dia e do encerramento.
https://www.instagram.com/p/C9G3HcXOnP1
https://www.instagram.com/p/C9Gi_hGPU9t
https://www.instagram.com/p/C9Gyx0QtFCC
https://www.instagram.com/p/C9GzSXgNl7X
Por Nelzimar de Lacerda