A fidelense Iris Gomes da Costa embarcou para Roma/Itália, em companhia do amigo e padre Omar Raposo – reitor do Cristo Redentor do Corcovado, e mais algumas pessoas para participarem do Consistório realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o Papa Francisco nomeou oficialmente no dia (22) 19 novos cardeais. Entre eles, o brasileiro Dom Orani Tempesta, agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro.
Na cerimônia, uma das mais solenes da Igreja Romana, os novos cardeais receberam das mãos do Papa, o barrete e o anel cardinalício, além do título de uma igreja de Roma. A designada pra Dom Orani foi a Igreja de Santa Maria Mãe da Província. O brasão dele será colocado na igreja, bem como uma foto.
A cerimônia teve duas horas e contou com a presença do papa emérito Bento XVI, 86, que retomou à Basílica de São Pedro pela primeira vez, depois que o Papa Francisco foi eleito, para um ato público, e também da presidente do Brasil – Dilma Roussef.
Após o fim da cerimônia, Dom Orani recebeu cumprimentos na Sala Paulo VI, no Vaticano, bem como recebeu os convidados que compareceram ao ato solene para sua posse.
Para quem não sabe a fidelense, escritora e profissional de muitos anos nas Organizações O Globo (na área televisiva como professora de prosódia do núcleo de teledramaturgia da emissora), Íris tem, ainda, uma vida bastante voltada para a espiritualidade
católica. Ela participa da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
(Província São José), é membro da Comunidade Santa Teresinha Doutora
da Igreja (Niterói-RJ) e Conselheira Provincial (Rio de Janeiro)
responsável por: Comunidade Beata Elisabeth da Trindade
(Campos RJ),Comunidade Nossa Senhora do Carmo – Tijuca (Rio de
Janeiro RJ), Comunidade São José – Jardim Botânico (Rio de
Janeiro RJ), Grupo Flor Carmelis – Teresópolis (Rio de Janeiro RJ).
Fotos: Íris Gomes