Apesar de ainda serem poucos lembrados, porém os índios Puris e Coroados também fazem parte da história de São Fidélis

30 de abril de 2018

O mês de abril é um mês festivo na “Cidade Poema”, pois é realizada a tradicional Festa de São Fidélis de Sigmaringa. É, ainda, o mês que se comemora o Dia do Índio (19), aqueles que são as raízes desse país e que também fazem parte da história do município de São Fidélis.

Os frades capuchinhos Frei Angelo de Lucca e Frei Victório de Cambiasca que, em uma canoa, subiram o Rio Paraíba do Sul, chegando a um local denominado Gamboa, localidade esta onde habitavam os índios Coroados, que usavam como arma o arco e a flecha.

Construíram-se ali, uma capela rústica celebrando a primeira Missa e começaram o trabalho de catequização dos índios. Logo após, às margens do Rio Paraíba do Sul – deram-se início às obras da primeira igreja, que é hoje a igreja do Rosário, cuja capela localiza-se no Colégio Estadual de São Fidélis, bem como em todo o processo, os índios participaram também na construção da atual Igreja Matriz de São Fidélis. Habitavam-se nas terras fidelenses, os índios Puris, que se localizavam na região do atual Distrito de Ipuca. 

E a revista eletrônica São Fidélis RJ, aproveita para fazer essa homenagem aos índios, através das fotos da modelo fidelense Amanda Calomeni, fazendo jus além do Título de São Fidélis “Cidade Poema”, também “Cidade da Mulher Bonita”. Fotografada pelo publicitário, designer gráfico fidelense Rei Guida. 

https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/1839108782806836/

Apoio: Hotel São José.






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740