A diretoria da Associação Cultural Fidelense enviou na quarta-feira, (17) ofício à procuradoria jurídica do município em atendimento aos pedidos dos moradores do bairro Coroados, para a tomada de providências a respeito do estado em que se encontra o horto municipal (local onde era realizado o antigo e famoso festival da lagosta) conforme imagens divulgadas na reportagem da revista eletrônica São Fidélis RJ que mostram uma situação degradante em uma área considerada reserva ambiental, e que se encontra servindo de depósito de entulhos diversos e carcaças de máquinas velhas, o que coloca em risco a saúde pública, pois favorece para o acúmulo de água parada e, com isso, a proliferação de mosquitos da dengue e animais peçonhentos.
Além da situação do horto, o documento norteia também outra situação preocupante que são os carros velhos sucateados estacionados há anos na Rua Francisco Calomeni cujos donos, certamente, deixaram na oficina mecânica do ‘Brejinho’ e não retiraram de lá.
Acredita-se que essa situação seja observada em diversos pontos da cidade, e, com isso, os riscos são diversos para a saúde pública, além da ocupação de espaços das vias públicas. Um morador da Rua Isaías da Conceição de Souza mostrou para a reportagem um carro velho que se encontra coberto com um pano e dentro da traseira há ratos que circulam diariamente.
Há tempos nossa reportagem tem feito matérias sobre o que acarreta a falta do cumprimento do Código de Posturas no município, o que deixa diversas pessoas irresponsáveis para fazerem o que bem entendem por falta de fiscalização e multas.
Confira abaixo cópia do ofício, imagens feitas nas ruas supracitadas no bairro Coroados, além das imagens do horto na reportagem link https://www.saofidelisrj.com.br/Horto-Municipal-onde-era-acontecia-a-festa-da-lagosta-esta-em-estado-de-abandono-e-moradores-pedem-que-o-local-seja-revitalizado-e-transformado-numa-area-de-lazer-e-ecologica
Por Nelzimar Lacerda