A Associação Musical Banda 22 de Outubro completou 106 anos no sábado (22) com um concerto na sua sede – localizada na avenida Paranhos. Logo após a apresentação ímpar com seus músicos, foi servido um jantar e um bolo de sobremesa caracterizado com as notas musicais.
Uma banda centenária e de muita história marcante no município para contar. Foi através da 22 de Outubro que muitos músicos fidelenses e bem sucedidos passaram, incluindo, entre eles, o maestro e professor de música do Ifes do Espírito Santo e maestro da orquestra Pop Jazz.
Fundada em 1916, a partir de um movimento de músicos importantes da época, após o término da Sociedade Musical Euterpe Comercial. Pela vontade de triunfar, o jovem Antonio Coelho, foi quem reuniu o maior número de rapazes para que a composição oficial da banda fosse feita e registrada. Apoiado pelo maestro cubano, Francisco Lucas Duchesne, primeiro maestro da Banda 22 de outubro, que sugeriu tal nome para o batismo da banda em homenagem ao seu ex-aluno e grande músico flautista, Patápio Silva, que nasceu no dia 22 de outubro de 1880 na cidade de Itaocara (quando esta ainda era distrito de São Fidélis), e morreu aos 27 anos de idade em 1907 na cidade de Florianópolis – SC.
Confira a cobertura ao vivo nos links abaixo