Após dois anos de portas fechadas para reformas, finalmente, a Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo, retornou suas atividades desde setembro do ano passado. A reforma do espaço contou com pintura, troca de piso, telhado, adequação das vias internas à lei de acessibilidade para pessoas que tenham limitação física ou que sejam cadeirantes, e climatização das salas de pesquisa do acervo literário e da sala do centro de informática. Mas, por enquanto, as dependências do “Memorial Terra de Luz”, onde funciona o museu ainda não foi aberto para visitações porque segundo informações do secretário, a secretaria está aguardando a colocação de um tapete especial para proteção do novo piso de madeira e das cortinas de proteção da luz solar nos objetos e peças, uma vez que o museu guarda uma série de documentos importantes e históricos, datados do final do século XVIII que podem ser danificados sem a devida proteção.
Sendo assim, justifica-se o motivo pelo qual as janelas da casa permanecerem fechadas no decorrer da tarde para que o sol forte não incida sobre as peças e documentos e demais objetos sensíveis. Mas a casa já está em pleno funcionamento das 8h às 17h.
Apesar de a maioria das pessoas utilizar a internet como fonte de pesquisa, o ideal seria professores e educadores promoverem com seus alunos, atividades de contação de histórias na própria biblioteca, além de propiciar o hábito da frequência ao local para que os mesmos pudessem conhecer o precioso acervo, bem como estimular os alunos a produzirem seus trabalhos ancorados em fontes de pesquisas diversificadas.