A 11ª Bienal do Livro em Campos dos Goytacazes terminou nesta quarta-feira (9), com a presença de grande público de 02 a 09/11, o que garantiu o sucesso. A Bienal de 2022 homenageou o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna. Ao todo foram 250 mil títulos e seis mil lançamentos literários.
A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) reuniu 19 editoras e 90 diferentes selos. Entre as editoras participantes através da ABDL, Autêntica, Ciranda Cultural, Cultuaram, DCL, Florescer, Girassol, Global, Globo, Leyla Malê ,Melhoramentos, Nova Fronteira, Nanini, Planeta, Prolixo, Record, Rocco e Vozes, além da Editora Paulinas.
O evento teve como parceiros, ainda, a secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct),Polo Arte na Escola-Uenf e SESC-RJ, Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL); Guarus Plaza Shopping e Cine Uniplex Guarus. O patrocínio é do Sicoop e apoio de Águas do Paraíba.
Durante a participação dos alunos da rede pública municipal de ensino era possível ver a alegria da garotada em total interação com os livros, assim como o sucesso das apresentações para o público.
Um dos destaques do último foi considerado emocionante o lançamento do livro de uma campista que viveu boa parte da sua vida acolhida pela Fundação Municipal da Infância e Juventude. Trata-se de Luna cujo título do lançamento do livro é: ‘No mundo da Luna’. Vale a pena conferir. Veja no link a entrevista com ela durante o lançamento.
Ainda sobre lançamentos de livros assinados por autores campistas, vale destacar também o lançamento do livro sobre o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, assinado pela historiadora Graziela Escocard cujo título é ‘Redescobrindo a Memória do Visconde de Araruama
E muito mais aconteceu na Bienal do livro de Campos dos Goytacazes que contou com uma vasta programação, isto é, um verdadeiro mix cultural, e uma avaliação positiva por parte do grande público que compareceu ao Guarus Plaza Shopping onde o evento foi realizado.
Por Nelzimar Lacerda – SF RJ