A única unidade hospitalar do município – Hospital Armando Vidal foi contemplado com a doação da reforma total de cinco apartamentos através do grupo comercial Jacyntho.
Segundo o presidente da diretoria Associação Hospitalar Armando Vidal, João Barroco, tudo começou com a campanha “Eu Acredito” numa iniciativa há seis meses em andamento para que todo o apoio recebido se direcionasse para a aquisição do equipamento para sessões de hemodiálise, o que se tornou um momento marcante desde o dia 11 de abril, quando, após instalação do aparelho, foi realizada a primeira sessão feita em paciente na unidade hospitalar Na quinta-feira (16) às 19h30, na sede da Associação Comercial foi a vez de mais uma notícia boa de total interesse público para toda população, cuja informação foi a respeito da doação do investimento e revitalização dos cinco quartos na ala Jorge Jacyntho, que contou com a presença do diretor comercial Giovane Jacyntho e das sobrinhas que são engenheiras arquitetas Camila & Thais Jacyntho, as que assinam o projeto de revitalização dos leitos.
Ainda segundo João Barroco, desde que assumiu a diretoria os esforços têm sido constantes para promover uma administração de investimentos com melhorias no hospital, de modo que a luta é grande, pois pegar uma unidade com dívida em 7 milhões e assim tentar sanear aos poucos e manter as atividades e investimentos em dia não é muito fácil. Portanto, a campanha nasceu num momento de crise e já se conseguiu colher dois grandes feitos que foram: a aquisição do aparelho para pacientes renais que precisam fazer hemodiálise e a doação desse projeto de revitalização de cinco leitos. Vários segmentos da população têm acreditado e abraçado a campanha em prol do HAV. Para o diretor comercial Giovane Jacyntho que, durante sua fala, ressaltou estar muito feliz por ajudar nesta campanha, visto que não só por ter suas raízes em terras fidelense já que seu pai nasceu em São Fidélis, e vários membros de sua família residiram na localidade de Grumarim, mas, sobretudo, por um gesto solidário e humanista no qual torce e deseja que todos possam caminhar nessa mesma direção.
Em seguida, foi a vez do diretor administrativo do HAV – Mário Lúcio falar sobre todos os feitos que têm sido realizados nos últimos anos no hospital com relação aos investimentos de ampliação e modernização de toda a parte física conforme exibição dos slides. Destaque para a criação do resíduo sólido, ou seja, o lixo hospitalar com destino certo e não mais no lixão como era há tempos atrás.
A reunião contou com a presença de todos os membros da diretoria da unidade hospitalar, médicos, funcionários, prefeito e alguns secretários de governo e imprensa local. E a campanha continua para que a UTI possa ser equipada com pelo menos 10 respiradores que, de acordo com as informações repassadas, custa em torno de 70 mil reais cada um. Segundo o prefeito Luiz Fenemê uma emenda no valor de um milhão através do deputado estadual Brasão, brevemente deverá chegar aos cofres da prefeitura e metade será destinada ao hospital.
Após o encerramento das explanações foi oferecido um coquetel de agradecimento a todos os presentes.
Reportagem e fotos: Nelzimar Lacerda