O município de Campos dos Goytacazes realizou no último sábado (20) sua VII Conferência Municipal de Cultura, de modo ainda vale destacar que mesmo diante de uma pandemia – o município é um dos poucos municípios do Estado do Rio de Janeiro que se encontra em dia com sua conferência. O evento foi totalmente realizado via online, e foi aberta pelo atual presidente Marcelo Sampaio e, em seguida – pela presidente da Fundação Cultural Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas.
A VII Conferência Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes aconteceu, pela primeira vez, de forma remota, em razão da pandemia do novo coronavírus. Como previsto no regimento do Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Comcultura), a nova gestão de dois anos do Conselho terá, em seu primeiro ano, a representante do poder público e, no segundo, a sociedade civil.
O evento marcou a eleição de novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Comcultura), que passa a ser presidido pela presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas.
A Conferência, que ocorreu das 10h às 17h30, teve como objetivo fazer com que a sociedade civil pudesse eleger seus representantes titulares e suplentes das 12 Câmaras Técnicas/Temáticas para o período de março de 2021 a março de 2023. Todas as Câmaras Técnicas foram formadas por eleitores, candidatos e observadores – previamente inscritos e funcionaram sob a gestão de um coordenador, assessorado por um relator.
Os representantes foram eleitos para as seguintes cadeiras: Artes Urbanas; Artes Visuais; Audiovisual; Cultura Popular; Coletivos Culturais; Dança; Gestão Cultural; Instituições de Ensino Superior; Literatura; Música; Patrimônio Histórico e Teatro.
Por ser um órgão paritário, estando definidos praticamente todas as câmaras da sociedade civil, exceto a suplência das Instituições de Ensino Superior, que somente teve uma candidata, Aline dos Santos Portilho.
A presidente do Comcultura apresentará, nos próximos dias, os 12 novos representantes do poder público, bem como seus respectivos suplentes.
Atividades especiais – A agenda da VII Conferência foi aberta com palestra da professora e agente cultural Kátia Macabu, atual diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, acerca do Conselho Municipal de Cultura e dos pontos relevantes do Plano Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes, do qual foi relatora, quando ainda representante da câmara técnica de Gestão Cultural. Ela destacou a importância de se ter uma carta de navegação para os próximos 10 anos na cultura do município.
No período da tarde, após as eleições, o cantor e compositor Matheus Nicolau fez um show, presenteando o público com canções de sua autoria e músicas de compositores que inspiram sua carreira.Após, na Plenária Final, a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, assumiu, oficialmente, a nobre missão de ocupar a presidência do Comcultura que, segundo ela, será um desafio bastante honroso, em sua vida de gestora pública, com mais de 30 anos de experiência e destacadas atuações nos campos da educação e da cultura.
A VII Conferência foi uma vitória da união entre o poder público e sociedade civil, na sua organização e realização, com o grande e exitoso desafio e aprendizado do uso do ambiente virtual. Ela foi vitoriosa, porque fomos companheiros com um único foco: trabalhar pela cultura de nossa cidade, juntos e com horizonte.
Aos novos conselheiros da sociedade civil, nossas boas-vindas. Terei o um prazer e a honra de compartilhar, com todos os conselheiros, o sonho da luta permanente pela cultura de nossa gente. Somos Campos dos Goytacazes, cidade rica em história e cultura e, por isso, temos o dever de preservar e resgatar a riqueza cultural de nossa terra, sob a pena de perder nossa identidade, disse Auxiliadora Freitas.
Primeiro presidente da sociedade civil a administrar o Comcultura, o professor e pesquisador Marcelo Sampaio se despediu do cargo. “Foi uma experiência sensacional. Quando fui eleito, em dezembro de 2019, chegamos a fazer um bom trabalho presencial, como a alteração do Regimento do Comcultura. Em 2020, jamais foi prejudicado em razão da pandemia, já que instituímos uma intensa agenda de reuniões on-line, nas quais importantes decisões foram tomadas, como a reimplementação do Funcultura, da Lei Aldir Blanc no município e a elaboração do Plano Municipal de Cultura, entres outras ações”, observou.
Comcultura – Conselheiros Eleitos – Sociedade Civil – 2021-2023
1-ARTES URBANAS Titular: David de Oliveira Montezuma (Dom)Suplência: Solange da Silva Figueiredo
2-ARTES VISUAIS Titular: Humberto Fernandes Suplente: Rossini do Rozário Reis
3-AUDIOVISUALTitular: Tiago Bravo Pinheiro de Freitas Quintes Suplente: Lívia da Conceição Oliveira Ribeiro (Lívia Shalom)
4-CULTURA POPULAR Titular: Marcelo Rangel Velasco Suplente: Paulo César Prazeres Moura
5-LITERATURATitular: Ana Raquel de Sousa Poubaix. Suplente: Ronaldo Henrique Barbosa Junior
6-MÚSICATitular: Luis Pessanha Coelho. Suplente: Marcelo Benjá
7-COLETIVOS CULTURAIS Titular: Francyelle Manhães da Silva Batista Suplente: Cristiane Ferreira da Silva (Yalorissà Cristiane D Ossun)
8-DANÇATitular: Mauricio Machado Arêas Suplente: Alcinea dos Santos Ricardo
9-GESTÃO CULTURAL Titular: Maria Cristina Torres Lima Suplente: Alcebíades Leão
10-TEATROTitular: Fabrício Simões Suplente: Iara Souza Lima
11-PATRIMÔNIO HISTÓRICO Titular: Marcelo P. de C. Sampaio Suplente: Adelfran Lacerda de Matos
12-INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Titular: Aline dos Santos Portilho Suplência: Vaga
Texto replicado da página da prefeitura de Campos