O carnaval fidelense deste ano somente com desfiles de blocos mostra que resgatar os bons tempos dos carnavais de rua é preciso e será uma considerada uma excelente alternativa, tendo em vista a experiência vivenciada em função da crise econômica, e na qual com a cultura dos investimentos somente em escolas de samba, serviu para levar a todos que curtem e organizam o carnaval a uma reflexão.
E para começar, as agremiações dos blocos fidelenses merecem aplausos por terem sido guerreiros em assumir, juntamente com a Liesf – Liga das escolas de samba de São Fidélis, ao se prontificarem em fazer o carnaval da maneira que puderam e com todas as dificuldades e contratempos, visto que foram poucas as cidades da região Norte Fluminense que tiveram a tradicional festa de Momo.
Vale destacar ainda que, reinventar é um verbo que exige, além da criatividade, um esforço maior ainda por parte de todos, e no qual envolve planejamento e trabalho organizado durante o ano todo, neste caso, é uma dica não somente para os blocos, mas, sobretudo, para as escolas de samba cujas agremiações que dependem de uma estrutura muito maior e mais dispendiosa que um simples bloco.
Logo, as opiniões são unânimes, por exemplo, devido à escassez de recursos em que passa a máquina governamental, portanto, cada vez mais direcionar apoio além da logística, à questão dos repasses de recursos estarão cada vez mais curtos em tempos de crise e a situação passará por reformulações que exigirão uma contrapartida das próprias agremiações.
De qualquer forma – os foliões fidelenses envolvidos na organização do carnaval conseguiram mostrar um carnaval alegre, leve e colorido como, por exemplo, no domingo (08) com os desfiles dos Blocos “Sai da Minha Aba” que arrastou muita gente para a Avenida Sete de Setembro e o tradicional “Boi Carinhoso”. Demais flashes podem ser vistos na nossa página social https://www.facebook.com/SaoFidelis/?fref=ts
Confira a programação para os dois dias restantes (segunda e terça-feira)
Dia 08/02 – às 19h – Bloco dos CAIXAceiros
Local: Avenida Sete de Setembro
Dia 08/02 – às 21h – Bloco Churrasquinho da Bê
Local: Churrasquinho da Bê
Dia 08/02 – das 23h às 02h da madrugada – Banda (som)
Local: Coreto da Praça
Dia 09/02 – às 22h – Bloco dos Anjos
Dia 09/02 – das 23h às 02 da madrugada – Banda (som)
Local: Coreto da Praça
Por Nelzimar Lacerda