Confirmado o encontro de Folias de Reis em São Fidélis para o dia 24/01 na Praça Guilherme Tito de Azevedo.

6 de janeiro de 2015

Já está confirmado o encontro de Folias de Reis em São Fidélis, e o qual está marcado para o dia 24/01 – a partir das 20h, na Praça Guilherme Tito de Azevedo (em frente à Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo). Tradicionalmente, o encontro deste ano não contará com a participação das demais folias de outras cidades, conforme sempre ocorreram nos encontros regionais já realizados, totalizando-se, assim, 11 encontros ininterruptos desde 2002, ocasião em que os mesmos foram resgatados após uma década sem acontecer.

Sendo assim, de acordo com nota da secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Fidélis, o encontro deste ano contará apenas com aproximadamente seis grupos folclóricos do próprio município, e o motivo pelo qual da não participação de folias de outras cidades é estritamente por causa da interdição da quadra de Esporte Humberto Lusitano, local onde sempre aconteceram os encontros, e se encontra em obras. 

Neste caso, ainda, por ser janeiro, um mês que sempre choveu, dessa forma torna-se inviável poder contar com os grupos folclóricos de outras cidades do estado do Rio que sempre participaram num total de aproximadamente 20 grupos, ficando, portanto, sem espaço para recebê-los este ano. O encontro vai acontecer em frente à Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo e contará somente com os grupos folclóricos da localidade.

Os grupos receberão uma oferta de dinheiro para as bandeiras, bem como os palhaços que farão suas apresentações. A folia de reis é considerada uma manifestação cultural de caráter religioso. Derivada dos festejos realizados às vésperas e no Dia dos Reis Magos – surgiu na Espanha, no início do século XIII e de lá foi para Portugal. Foram os portugueses que, no século XIX, a trouxeram para o Brasil. Enquanto na Europa as folias tinham a finalidade de divertir a população, aqui elas ganharam o caráter religioso, tornando-se uma das principais peças do nosso folclore.

Na Europa, o antigo calendário fixou a celebração do Natal em 06 de janeiro e, posteriormente, em 25 de dezembro. No entanto, a antiga data preservou a sua importância e foi tradicionalmente ocupada pelos festejos do Dia dos Reis, evocando a visita que os reis magos fizeram ao Menino Jesus, encontrado sob a indicação da estrela que brilhava, anunciando o nascimento de um Rei.

Narra o texto bíblico que naquela ocasião, depois da longa procura pelo Menino, os viajantes do oriente o encontraram com a sua mãe. Diante Dele, em adoração, abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Conta a tradição que três reis e magos vieram do oriente longínquo, seguindo a estrela que anunciava o nascimento.

A realização do evento é da prefeitura Municipal de São Fidélis, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740