Na manhã de domingo foi realizada a cavalgada que saiu da Ipuca até a localidade de Esperança cuja finalidade foi celebrar a missa em homenagem a São Jorge. A celebração coube ao padre José Flávio. Após a missa, houve almoço e sorteio de brinde cuja renda da festa será revestida para as melhorias e atividades da própria paróquia.
O motivo da celebração em homenagem a São Jorge se deu no mês de maio e não no dia 23 de abril, quando se comemora o dia do santo – foi por conta das festividades durante o referido mês padroeiro, bem como a semana santa.
Daí houve consenso entre as comissões responsáveis pelas organizações das festividades que envolvem as paróquias e comunidades.
História da fundação da capela
A capelinha de São Jorge – construída pela falecida moradora Maria Madalena Messias Barreto que, na época da II Guerra Mundial, 1944/1945 quando seu filho, Alcides Pereira Barreto foi convocado como soldado para lutar no front na Itália pela Força Expedicionária Brasileira
Sendo assim, Maria Madalena Messias Barreto, mãe do falecido senhor Alcides Pereira Barreto, em um ato de devoção e fé – disse que se seu filho voltasse vivo e sem um arranhão, ela iria construir uma igrejinha para São Jorge. Seu filho voltou vivo e ela então cumpriu a promessa.
Por Nelzimar Lacerda