Cultura Negra é o tema do Festival X Tudo 2017 que movimenta os teatros SESI da região

3 de julho de 2017

De 6 a 29 de julho, acontece a oitava edição do Festival X-Tudo SESI Cultural, que leva para a rede de teatros SESI do estado do Rio uma mistura especial de música, teatro, dança, exposição, debates, oficinas e atrações para o público infantil. Na região, a programação acontece em Campos, Macaé e Itaperuna. Na edição 2017 do festival, o tema é a Cultura Negra e seus desdobramentos na sociedade. Todas as atrações são a preços populares, R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) ou com entrada franca.

Uma das grandes revelações da música brasileira, a banda Liniker e os Caramelows apresenta o show da turnê Remonta. Fundador da banda Farofa Carioca e um dos grandes compositores da atualidade Gabriel Moura é outro destaque da programação.

Já quem curte teatro pode conferir grandes espetáculos, como Mercedes, que conta a história da primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio. Mercedes Batista é nascida em Campos dos Goytacazes em 1921 e bailarina de formação erudita. É considerada uma das maiores representantes da cultura afro-brasileira no mundo, responsável pela disseminação das alas coreografadas do carnaval carioca. A peça Mercedes uma viagem pela vida da artista que contribuiu para o resgate e preservação da cultura negra brasileira.

Marrom – Nem preto, nem branco? Também estará em cartaz. A peça infantil, com a premiada atriz Vilma Melo, promete emocionar toda a família.

Um painel sobre afro empreendedorismo  vai promover o diálogo e a troca de experiências sobre os desafios e oportunidades para o negro no mercado. Serão apresentados cases de afro-empreendimentos. Todos os teatros da rede SESI também receberão a Feira Preta, maior evento de cultura negra da América Latina, que pela segunda vez chega ao Rio de Janeiro. Nela o público vai encontrar as tendências afro contemporâneas do mercado e das artes, bem como iniciativas afro empreendedoras de diversos segmentos.

Os teatros de Campos, Macaé e Itaperuna receberão ainda programação com artistas locais. Em Macaé, haverá exposição fotográfica de Leandro Cunha, oficina de rap, entre outras atrações. Em Campos, o grupo Corasamborim vai apresentar o show Coisa de Pele. Em Itaperuna, acontece uma exposição fotográfica coletiva com vários fotógrafos itaperunenses, debates e apresentações de dança.

O Site do festival já está no ar e a programação completa também: www.firjan.org.br/xtudo

 Via redação






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740