Um e-mail enviado à redação do site nesta semana dá conta de um grave erro no qual se refere à informação de laudo diagnosticado falsamente, cometido por uma funcionária, segundo informações repassadas pela advogada Gianna Barcelos, quem encaminhou a narrativa dos fatos ocorridos. E a família exige uma sindicância não somente administrativa, bem como poderá o caso ser levado à justiça.
Por conta dessa ocorrência, a redação tomou conhecimento de que a diretoria do HAV estará realizando uma reunião nesta sexta-feira, com todo o corpo de funcionários para que possa tomar as medidas cabíveis.
A redação do site tentou contato com a diretoria do HAV ou alguém que pudesse falar sobre o caso, mas não conseguiu. Entretanto, a reportagem estará no aguardo de contato nessa sexta-feira, para saber das medidas que serão tomadas.
Confira o e-mail enviado
“Durante os últimos dias, nossa família teve grandes provas do quanto Deus cuida de nós. Guilherme, nosso filho, foi diagnosticado com suspeita de leucemia no hospital da cidade. Começava aí dias de grande sofrimento de angústia. Durante estes dias, minha prioridade principal era a vida de meu filho.
Segunda e terça-feira passamos o dia em Campos num especialista, realizando vários exames e praticamente ficou descartada a hipótese de leucemia.
Agora, passado o perigo maior, vamos aos fatos graves que aconteceram e que merecem não só minha indignação como a de todos os cidadãos desta cidade.
Na sexta-feira, dentro do hospital armando vidal (as iniciais estão em minúsculo de propósito, pois um hospital tão incompetente não merece ser tratado de outra forma) meu filho realizou o terceiro exame de sangue seguido, depois de estar internado durante três dias somente trocando o soro. Como seus leucócitos diminuíam a cada dia, simplesmente uma “diretora” do hospital abriu este exame e sem informar a nenhum médico diagnosticou que nosso filho tinha leucemia. Uma irresponsabilidade total. E para encobrir a sua própria incompetência, ao requisitarmos os exames para encaminharmos nosso filho a um especialista, providencialmente, este diagnóstico desapareceu. Coincidência não?
Fica aqui nossa mais profunda indignação com esta situação. É lamentável que uma cidade tão bela como a nossa tenha um hospital tão ruim.
E aos diretores incompetentes deste hospital, um conselho: Tenham mais responsabilidade ao lidarem com vidas humanas.” Afirmou Gianna Barcelos
Ainda, ao esclarecer sobre os fatos relacionados, foi encaminhada também outra informação a respeito dos problemas relacionados à gestão financeira do HAV, em que outras notícias que dão conta de que a Prefeitura Municipal não estaria repassando os valores relacionados aos convênios firmados, segue abaixo a informação assinada pelo Secretário Municipal de Fazenda – Ricardo Freitas em que esclarece os fatos em questionamentos. Confira a nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Tendo em vista algumas informações equivocadas de alguns cidadãos nas redes sociais referentes ao Convênio da Prefeitura Municipal de São Fidélis com a Associação Hospitalar Armando Vidal, venho prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – O Convênio garante transferência de recursos financeiros da Prefeitura para o Hospital única e exclusivamente para que o mesmo preste os serviços de urgência, emergência e maternidade.
2 – Atualmente está previsto, após assinatura de um novo convênio com vigência a partir de 1º de agosto de 2013, um repasse mensal de R$ 234.000,00 totalizando R$ 1.170.000,00 até dezembro de 2013.
3 – Para que o Hospital receba mensalmente a importância contratada é indispensável que o mesmo preste contas dos recursos já recebidos.
4 – Desde a assinatura do Convênio de 2013, inicialmente com recursos mensais de R$ 150.000,00, a Prefeitura repassou até o dia 04 de agosto de 2013, data do último repasse do 1º convênio, a importância de R$ 750.000,00. O Hospital até então tinha apresentado prestações de contas de 03 parcelas recebidas.
5 – Para receber os recursos em 30 de agosto o Hospital deveria ter apresentado, a partir do recebimento da 5ª parcela, a prestação de contas da 4ª parcela o que não ocorreu no prazo acordado no Convênio.
6 – A não entrega das prestações de contas por parte do Hospital é que provocou o atraso na liberação da 1ª parcela do segundo convênio.
7 – Em 18 de setembro de 2013 o Prefeito Luiz Fenemê, reuniu-se com o atual Presidente da Associação Hospitalar Armando Vidal, Sr. João Barroco e apresentou ao mesmo todos os problemas que impediam a liberação da importância referente à 1ª parcela do novo convênio.
8 – Na oportunidade o Presidente do Hospital acordou com o Prefeito que todas as prestações de contas seriam imediatamente apresentadas, o que efetivamente ocorreu, e o Prefeito acordou com o Presidente a liberação da 1ª parcela para o dia 24 de setembro de 2013.
9 – Conforme combinado, a Prefeitura depositou na conta da Associação Hospitalar Armando Vidal a importância de R$ 234.000,00 no dia 24 de setembro de 2013.
10 – No dia 08 de outubro de 2013 a Prefeitura irá depositar a 2ª parcela também no valor de R$ 234.000,00. As demais parcelas só serão liberadas após as prestações de contas serem apresentadas e devidamente aprovadas.
11 – Se restar qualquer dúvida sobre as informações aqui contidas, estamos a disposição para melhores esclarecimentos, pessoalmente, na sede da Secretaria de Fazenda.
São Fidélis, 25 de setembro de 2013.
RICARDO ROCHA DE FREITAS
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE FAZENDA