A deputada federal Jandira Feghali (do PC do B), em visita a Campos dos Goytacazes na quinta-feira, 19, para participar de debate no 1º Festival de Cinema do IFF- movimentou a noite do quarto dia de evento na instituição.
Na ocasião, a deputada falou dos trabalhos que vêm sendo realizados através da sua integração nas seguintes Frentes Parlamentares: Cultura, Educação, Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação Popular, bem como a da Defesa da Liberdade na Internet. Ainda, falou sobre um novo e importante projeto de lei – Cultura Viva que deverá ser votado no mês de maio.
Com muita propriedade e maestria, a deputada fez uma análise crítica sobre a forma pela qual a cultura no nosso país ainda é tratada, apesar de alguns avanços importantes.
“A cultura no Brasil, infelizmente, ainda não foi pensada e nem é administrada pela maioria dos gestores com base numa visão estratégica, bem como merecia fazer parte de uma agenda pontual e das discussões, assim como educação, saúde e demais áreas.
Ou seja, ainda não se vê uma política cultural totalmente fincada nos municípios. Ela ainda paira num status menor do que outras políticas. Um exemplo, o baixo número ou até mesmo a inexistência de secretarias de cultura em muitas cidades do país. A maioria dos gestores pensa a cultura apenas como realização de shows, e não uma política cultural de valorização do planejamento urbano, dos monumentos arquitetônicos, da preservação das manifestações culturais e identidade de um povo.
Não vivemos em um país de conflitos religiosos, mas, é possível ver, infelizmente, por exemplo, tamanha falta de respeito sobre as diferenças, sejam por credo, raça, sexo e demais expressões culturais. E isso precisa ser combatido”, ressaltou. Jandira Feghali elogiou a iniciativa do evento pela instituição, como sendo de grande valor e crescimento na proposta de leituras/releituras cujas atividades através do audiovisual são, essencialmente, importantes no processo pedagógico por fomentar a cultura digital.
Jandira está em seu quinto mandato e conta com uma plataforma de atividades legislativas no Congresso Nacional, cujas temáticas consideradas de suma importância para a elevação do processo sociocultural e de cidadania. Fato este, faz com que a deputada seja considerada uma das mais atuantes parlamentares no Congresso Nacional, além de figurar na lista de eleitos pelo “Prêmio Congresso em Foco 2011”, juntamente, com outro nome de peso como o do senador Cristovam Buarque (PDT).
O evento contou com a participação do poeta e ator, Artur Gomes, do diretor do IFF- Jefferson Azevedo, do presidente do Grêmio Estudantil da instituição, Hugo Pereira e do Secretário Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes, Orávio de Campos Soares.