Diocese de Campos emite mensagem aos fiéis da Paróquia São Fidélis

3 de julho de 2019

DIOCESE DE CAMPOS

Estado do Rio de Janeiro

Mensagem aos fiéis da Paróquia São Fidelis, Diocese de Campos

Caríssimos fiéis

Gostaria depois de ter atendido e ouvido o Pároco, diversos paroquianos e conselheiros atuais, que comentaram e apresentaram suas versões sobre a gestão paroquial, compartilhar os seguintes esclarecimentos:

1. A transferência de párocos nunca afeta uma única paroquia, mas se dá numa movimentação que abrange várias comunidades, tendo como critério o bem comum diocesano.

2. A nomeação de párocos na Igreja Católica segue determinações da hierarquia assessorada pelo Conselho Episcopal e o Conselho Presbiteral, seguindo preceitos canônicos e não consensos e preferências de grupos.

3. Nenhum pároco legisla ou impõe normas alheias ao Código de Direito Canônico ou a legislação Sinodal diocesana. Pelo que consta o Padre Maxwell não descumpriu nenhuma lei.

4. Resulta estranho sim, que em vez de acolher um novo sacerdote que sempre é um dom para a comunidade, ele encontrar um clima de animosidade, incompreensão e rejeição que superam as dificuldades normais de adaptação, e cobrar de forma impaciente medidas e decisões em época de férias.

5. Junto a atitudes fechadas ao diálogo e busca de soluções mediadas pelo entendimento, a escuta e a empatia, perceberam-se manifestações de bloqueio, de torcer por um colapso, e confundir obrigações eclesiais como pagar o dízimo, ajudar na festa do padroeiro, com o apoio ou adesão ao pároco. Isto é usar de meios de pressão para provocar a destituição de um Pároco.

6. Certamente, que estes comportamentos não atingiram a família paroquial como um todo e as comunidades integrantes, mas ofereceram especialmente para os outros cristãos e a própria sociedade civil o escândalo da divisão e do preconceito ainda que possa ser não proposital. Graças a Deus a comunidade paroquial voltou à normalidade e percebe-se tanto um novo dinamismo como renovação de lideranças o que é sempre bem vindo, mas o mais importante é caminhar dentro da perspectiva do Papa Francisco, uma Igreja sinodal, servidora, inclusiva e misericordiosa sempre aberta aos pequenos e humildes. Gostaria de finalizar com uma frase inspirada de Dom

Carlos Alberto Navarro sobre as transferências: “ Sai Cristo e entra Cristo” É isso que os católicos pensamos. Abençoando a todos os paroquianos, em especial na pessoa do Reverendíssimo Pároco

Padre Maxwell e o seu Reverendo Vigário Paroquial Padre João Paulo, suplico aos céus copiosas graças de paz, consolação e misericórdia.

+ Dom Roberto Francisco Ferreira Paz

Bispo Diocesano de Campos

Campos dos Goytacazes, 01 de julho de 2019.






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740