Em homenagem a Santo Amaro – Museu Histórico de Campos lança mostra: “a fé não costuma falhar”

11 de janeiro de 2020

Foi aberta na manhã de sexta-feira (10), a mostra em homenagem a Santo Amaro cuja celebração do padroeiro da baixada campista é dia 15 de janeiro. Sendo assim, quem desejar conhecer um pouco da história poderá prestigiar a exposição que se encontra no Museu Histórico de Campos que fica na Praça São Salvador cujos horários de atendimento neste período de férias são os seguintes: de terça-feira a sexta-feira das 10h às 17h e no sábado das 9h às 14h

Ainda, além da festa, agrega-se também a tradicional e mais antiga Cavalhada do Brasil. Vinte e quatro cavaleiros representam a batalha entre mouros, de vermelho, e cristãos, de azul, encenando coreografias com espadas e argolas. O evento atrai um grande número de pessoas de cidades da região, além de outros estados, que vêm conferir de perto a manifestação religiosa histórica.

Ao final da batalha encenada, os cavaleiros fazem a corrida do abraço e a corrida do lenço branco. Em seguida, eles entram na Igreja de Santo Amaro, e para selar a paz, pedem a bênção ao padre. Desta forma, a Cavalhada, considerada um patrimônio imaterial do município de Campos dos Goytacazes se mantém fortalecida ano após ano. As homenagens ao santo padroeiro da Baixada Campista, incluem ainda romarias, novenários e ladainhas.

https://www.facebook.com/SaoFidelis/videos/2624470081007529/
Por Nelzimar Lacerda






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740