Cada vez mais as empresas que têm visão estratégica sobre como anunciar seus produtos e serviços para conquistar mais mercados tanto interno quanto externo, aderem à publicidade e propaganda nas redes sociais e em sites de grande acessibilidade que possam gerar retorno de vendas no mercado altamente competitivo. Sendo assim, as empresas comerciais como HR Novidades, localizada na rua Dr. Alberto Torres, 134, considerada a maior loja do ramo de grife infanto juvenil, de roupas a brinquedos de todas as linhas, de móveis e artigos decorativas dos mais sofisticados estilos para quartos de bebês, entre outros produtos, tem investido cada vez mais não só nos seus espaços físicos, de modo a criar um ambiente de marketing de satisfação para a clientela, bem como em propaganda de suas marcas via internet.
Assim também ocorre com a empresa Joia Rara, cujo ramo de negócio é da linha de joias e demais artigos de luxo para seus clientes, (vizinha da HR no mesmo endereço,130) também tem sido bastante destacada por investir estrategicamente, quando o assunto é qualidade dos produtos e propaganda.
Em São Fidélis, apesar do grande crescimento do setor de empresas comerciais nos últimos dez anos, de acordo com pesquisas, porém, quando se analisa a forma de investimentos em publicidade e propaganda, o atraso ainda é bem alto.
A prova disso é a imensa quantidade de propagandas volantes que circulam diariamente pelas ruas da cidade, às quais triplicam principalmente, em épocas especiais que demandam vendas por conta de datas comemorativas, causando uma verdadeira poluição sonora. E vale ressaltar que na região, a cidade é considerada a única que ainda se paga por propaganda volante para anunciar notas de falecimento,o que se tornou um traço característico marcante.
Pois bem, em plena época de globalização com novas tecnologias da informação, é preciso entender que investir em propaganda que faça com que a empresa ultrapasse fronteiras e venda seus produtos e serviços, sem sombra de dúvidas, a internet é considerada a via de maior efeito para garantir retorno de vendas, da mesma forma que é onde se paga a propaganda mais barata, além de gerar visibilidade pelos quatro cantos do mundo. E essa é uma tendência que veio para ficar e a cada dia amplia-se e diversifica-se em qualidade de alta definição, até porque a convergência dos meios de comunicação já aconteceu há muito tempo.
Apesar de ser bastante tímido o número de empresas comerciais em São Fidélis que contam com um site empresarial ou comercial, porém, algumas mesmo dispondo de tal meio ainda que de forma simples, não deixam de investir em anúncios em outros veículos virtuais considerados de grande importância e de acessibilidade, como é o site institucional e divulgador do marketing turístico e cultural da cidade que, há doze anos, vem cumprindo essa missão com total apoio das empresas parceiras que o mantém no ar. Tal reflexão centra-se na seguinte frase: “Aja localmente, mas pense globalmente”.