O prefeito municipal Luiz Fernandes Fratani recebeu a reportagem do SF RJ na última quarta-feira (27) para a entrevista “Executivo in foco” – cuja série de reportagens começou com a Câmara de Vereadores, quando, na ocasião os edis designados pela presidência da casa responderam aos questionamentos sobre a gestão municipal dos dois poderes que têm sido avaliados via uma enquete que se encontra em andamento na página do site SF RJ.
Dessa forma, a reportagem abriu espaços para que ambos os poderes emitissem seus pareceres, bem como pudessem r responder a algumas perguntas que várias pessoas desejam saber respostas, entre elas, a questão dos canteiros de obras conveniadas com os governos federal e estadual que ainda não foram concluídas dentro do prazo e demais questões suscitadas sobre a gestão municipal.
A reportagem teve como norte, tentar uma resposta por parte do prefeito por conta da insatisfação geral em que se encontra a população por conta da não conclusão dos canteiros de obras espalhados pela cidade, dentro dos prazos estabelecidos e os quais já foram expirados.
O prefeito colocou que, embora não só a crise pela qual passa o país, mas, sobretudo, o fluxo de valores de obras conveniadas pela Caixa Econômica Federal é, de fato, lenta na liberação das parcelas, além de serem vários municípios envolvidos nesses cronogramas de obras em curso, e cujo atraso sempre ocorre por conta desses processos burocráticos. Ou seja, a conclusão das obras não depende só da vontade do executivo querer terminá-las, mas sim da entrada de recursos no município que depende, exclusivamente, do governo federal e estadual. E pelo que ficou entendido é que o município não tem dinheiro e que até 2016, as obras serão finalizadas.
Afirmou ainda que, para um município que depende de repasses de verbas e com o corte e perdas de receitas que todos estão passando atualmente, a administração ainda assim tem realizado com recursos próprios muitas obras, bastando para isso acompanhar o perfil do órgão de comunicação e publicação dos cujo link https://www.facebook.com/pages/Comunica%C3%A7%C3%A3o-S%C3%A3o-Fidelis/416351838506935?fref=ts para que cada cidadão possa acompanhar e até mesmo interagir com o poder público através deste e obter demais informações ou cobranças.
O prefeito afirmou em resposta aos vereadores que disseram na entrevista anterior que, o executivo não atende aos requerimentos e indicações que são enviados. No entanto, disse que atende sim, mas na medida das condições financeiras do município.
Portanto, pelo tempo de reportagem que a redação havia determinado, mas em face da dimensão dos assuntos entre uma fala e outra, alguns questionamentos que não foram feitos por falta de tempo, mesmo assim a continuidade dos trabalhos e apurações para melhores esclarecimentos aos nossos leitores serão apuradas e divulgadas em reportagens posteriores.
Com relação aos assuntos extras informativos a respeito, por ex., da matéria sobre o ranking de transparência dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, cuja avaliação é do MPF na qual a cidade figura na 25ª posição e entre os dez primeiros colocados da Região Norte Fluminense, pode ser conferida no link http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2015/05/veja-o-ranking-da-transparencia-entre-os-92-municipios-do-rio-de-janeiro.html
Informamos ainda que essa é só o começo de uma série de reportagens sobre a gestão do município, o que significa dizer que a redação estará indo de encontro também aos secretários municipais para que possam falar sobre o que tem sido feito em função da gestão municipal através de suas pastas.