Em tempos que o cidadão quase não pode contar com atendimento em saúde pública no País, ao se deparar com uma forte marca presencial de orgulho e agradecimento por parte de usuários que reconhecem o atendimento de qualidade ao darem entrada na unidade hospitalar considerada referência na Região, o resultado para fortalecer a marca de uma empresa ou instituição não poderia ser melhor ao partir de simples usuários e familiares de paciente, conforme ocorreu nesta semana no Hospital Escola Álvaro Alvim.
Trata-se de uma faixa que foi estendida por familiares de um paciente ao agradecerem a todos os funcionários da instituição hospitalar pelo excelente atendimento e acolhimento. A faixa, exibida publicamente na fachada de uma das entradas do hospital – tem recebido elogios por demais usuários que diariamente são tratados de alguma enfermidade no HEAA.
A instituição hospitalar recebe pacientes de quase todas as Regiões para tratamento do câncer, o que a torna cada vez mais uma referência por conta desde sua equipe médica ímpar e especializada na área do tratamento oncológico, bem como em demais setores de atendimento que vai desde a equipe médica, de enfermagem e técnicos e à administrativa.
Há quem considera oportuna que essa referência seja mais um motivo para que todos os cidadãos brasileiros que já passaram ou não, por uma unidade hospitalar que tem convênio com o SUS, em busca de tratamento deveriam/devem se mobilizar na defesa do SUS para cobrar dos governos mais investimentos direcionados para o setor da Saúde Pública, e não simplesmente querer acabar com os investimentos mínimos exigidos pela Constituição Federal – conforme proposta pronta no Congresso para ser aprovada visando desobrigar os prefeitos de investirem 15% e governadores estaduais dos 12% do orçamento para a Saúde Pública, assim como determina também a CF de 1988, 25% para a Educação.
Enquanto isso, tem-se que tirar o chapéu para o HEAA por contar com sua excelente equipe médica e demais funcionários – em salvar vidas diariamente pelo atendimento oferecido.
FUNDAÇÃO
É uma entidade jurídica de direito privado, de domínio público, sem fins lucrativos, com sede e foro na Cidade de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Instituída em 06 de dezembro de 1934 pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, originariamente como Fundação Policlínica Maternidade de Campos, e finalmente com a nomenclatura atual, em 07 de janeiro de 1962, pela escritura pública nº 400, Livro A-2, fls. 201, lavrada no Cartório do 1º Ofício de Campos em 20 de dezembro de 1962. É regida por Estatutos, aprovados pelo Curador das Fundações do Interior, do Ministério Público Estadual, em 03 de novembro de 1987, Processo E-15/4889/87, que estão transcritos nas Escrituras lavradas às fls. 84vº, do livro 353, sob o nº 88, de 06 de outubro de 1987, do Cartório do 1º Ofício da Comarca de Campos , Estado do Rio de Janeiro, sendo a segunda retificação e ratificação da primeira, registradas e arquivadas, fls. 256, Livro A-2, sob o nº 465, em data de 03 de dezembro de 1987, de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, também do Cartório do 1º Ofício da Comarca de Campos, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Histórico e Finalidades
A Fundação Benedito Pereira Nunes, foi originariamente criada em 06 de dezembro de 1934, com a finalidade de manter a Policlínica e Maternidade de Campos. Em 20 de setembro de 1946, passou a manter também o Hospital Infantil, mantendo-se assim em sua atividade assistencial, sempre voltada para as necessidades sociais.
Em 07 de dezembro de 1962, assume a nomenclatura atual e com isso incluídos entre suas finalidades as prerrogativas de ?Criar, instalar e manter estabelecimentos de Ensino Médico e Paramédicos e Institutos Científicos?. Os edifícios ocupados até então pelas unidades de nossa região, passaram a servir de sede a Faculdade de Medicina de Campos.
Em 1º de outubro de 1979, a Fundação Benedito Pereira Nunes incorporou a extinta Liga Campista e Norte-Fluminense de Combate ao Câncer, e com ela o inacabado Hospital Álvaro Alvim, com 7 pavimentos, com 6899 m2 de área construída e ocupando uma área de 7602,75 m2, situado na Rua Barão da Lagoa Dourada, nº 409. Tudo isto registrado através da escritura pública de extinção com incorporação lavrada em 1º de outubro de 1979, em notas de Cartório do 4º Ofício da Comarca de Campos-RJ, matriculado sob o nº 2.525, em 17 de outubro de 1979, à folha 207 do livro 2-H, de Registros Gerais, do Cartório do 7º Ofício de Notas da Comarca de Campos, RJ.A Fundação Benedito Pereira Nunes tem por finalidade:
a) Prestar Serviços Médicos, especialmente às pessoas carentes;
b) Criar, instalar e manter Estabelecimentos de Ensino Médico e Paramédicos e Institutos Científicos;
c) Criar e manter serviços educacionais e assistenciais correlatos aos seus fins;
d) Manter intercâmbio com outras entidades dedicadas aos serviços Médicos, Hospitalares, de Ensino Médico e Paramédico;
e) Colaborar, manter intercâmbio ou estabelecer contratos ou convênios com hospitais locais ou regionais, particulares ou públicos, para atender às suas finalidades, aos seus planos de trabalho e aos objetivos dos cursos médicos e paramédicos.
A Fundação Benedito Pereira Nunes tem personalidade própria e sua duração é por tempo indeterminado. É uma entidade de fins Filantrópicos, registrada no Conselho Nacional de Serviços Sociais sob o nº 2209-01/12/67, Lei Estadual nº 7482 de 23 de junho de 1974 e Decreto Federal Presidencial de 1992. O Patrimônio da Fundação Benedito Pereira Nunes compreende além dos prédios onde funciona a Faculdade de Medicina de Campos, situada à Rua Alberto Torres, 217, em Campos dos Goytacazes ? RJ e do Hospital Álvaro Alvim, do prédio nº 140 da Rua São João e seu respectivo terreno de 672,75m2.
Ainda acrescido de todos os móveis, utensílios, biblioteca, material dos laboratórios de ensino, de análises clínicas e anatomia patológica e citopatologia e equipamentos cirúrgicos existentes e tudo o mais constante de inventário atualizado. Tem ainda a renda de seus imóveis, suas instalações ou serviços, pelas contribuições ou subvenções a seu favor, por doações de poder público, de pessoa natural ou jurídica de direito privado, por fideicomissos ou rendas constituídas por terceiros em seu favor e pelos documentos históricos.
O maior patrimônio da Fundação Benedito Pereira Nunes é constituído pela sua história de honestidade, seriedade e firmeza na perseguição de seus ideais e finalidades, que se confundem com os da comunidade do Norte-Fluminense. fonte dos dados da fundação e histórico em http://www.heaa.com.br/
Por Nelzimar Lacerda – São Fidélis RJ