A festa da cultura popular com mais um Encontro de Folias de Reis na Cidade Poema atraiu grande público no sábado (24) a partir das 22h, quando as folias da localidade se apresentaram para marcar o tradicional evento em mais um show de apresentações dessa manifestação cultural que faz parte do folclore brasileiro.
Uma manifestação quase em extinção, de modo que são poucos os municípios que ainda mantêm ativos tais grupos folclóricos e os quais se inserem em uma manifestação da cultura popular de caráter religioso, pois as folias de reis derivam dos festejos realizados às vésperas e no Dia dos Reis Magos, surgiram no início do século XIII e de lá foi para Portugal. Foram os portugueses que, no século XIX, a trouxeram para o Brasil. Enquanto na Europa as folias tinham a finalidade de divertir a população, aqui elas ganharam o caráter religioso, tornando-se uma das principais peças do nosso folclore.
Na Europa, o antigo calendário fixou a celebração do Natal em 6 de janeiro e, posteriormente, em 25 de dezembro. No entanto, a antiga data preservou a sua importância e foi tradicionalmente ocupada pelos festejos do Dia dos Reis, evocando a visita que os reis magos fizeram ao Menino Jesus, encontrado sob a indicação da estrela que brilhava, anunciando o nascimento de um Rei. Narra o texto bíblico que naquela ocasião, depois da longa procura pelo Menino, os viajantes do oriente o encontraram com a sua mãe. Diante Dele, em adoração, abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Conta a tradição que três reis e magos vieram do oriente longínquo, seguindo a estrela que anunciava o nascimento.
O portal WWW.saofidelisrj.com.br vai divulgar na próxima semana um documentário inédito sobre as apresentações das cinco folias do município de São Fidélis no encontro de 2015, que, por sinal, não foi regional conforme acontece anualmente, por motivos da quadra de esporte Humberto Lusitano está em obras. Sendo assim, o encontro foi somente com os grupos da localidade para marcar mais um registro da festa de reis.
Os grupos de São Fidélis têm recebido apoio do poder público para a compra de instrumentos e fardas para que, a cada ano, o encontro seja primoroso e a tradição seja mantida, o que se pode confirmar com tal apoio, o número crescente dos grupos, pois, há seis anos, a cidade só contava com quatro grupos de folias de reis, mas hoje já conta com seis grupos, incluindo-se uma folia de reis mirim.
O encontro aconteceu na Praça Guilherme Tito de Azevedo (em frente à Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo) com a presença de grande público que prestigiou e aplaudiu a cada uma delas. O mês de janeiro é o mês em que se comemora o dia de Santo Reis.
Quem desejar conhecer mais um pouco do contexto sobre as folias de reis do município, que, de acordo com as pesquisas realizadas, é uma das mais ricas em suas características entre todas as existentes do estado do Rio de Janeiro, basta acessar o link https://www.saofidelisrj.com.br/turismo/Folia-de-Reis A realização do evento é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do Município de São Fidélis – através da Prefeitura Municipal.