Mesmo sob fortes chuvas do fim de semana, nada atrapalhou o brilho do X Encontro Estadual de Folias de Reis, realizado no sábado, às 20h, na Quadra de Esportes Humberto Lusitano Maia. Apenas a marcha de abertura e concentração na Avenida Sete de Setembro não ocorreu por conta da chuva, mas o público lotou a quadra para prestigiar as apresentações dos 16 grupos folclóricos de folias de reis que compareceram de várias cidades da região. Momentos altos do encontro chamaram a atenção do público presente que se manifestou com muitos aplausos para a centenária folia de reis “Estrela de Belém do Norte” de SF, pela plasticidade na apresentação do grupo e do palhaço que deu um show pela criatividade e declamação poética/literária dos versos, bem como as folia de reis mirim de Miracema e a de Cordeiro composta também por várias crianças que se apresentaram de forma impecável. A valorização e apoio dos órgãos públicos nos últimos 12 anos a esses grupos têm sido importante e observado a cada ano, pela resistência desses dos mesmos, o que faz com que a sobrevivência ultrapassa séculos.
O número de grupos também tem aumentado em função do merecido apoio por parte dos governos estadual/federal e municipal que, através de editais públicos em seus órgãos de cultura e abertos anualmente, favorecem e possibilitam às manifestações culturais de todas vertentes, inscreverem seus projetos para pleitearem convênios para o desenvolvimento de suas ações nas comunidades. Vale destacar o fortalecimento da associação cultural da cidade de Miracema, onde há vários grupos de folias de reis e de outras manifestações culturais consideradas muito fortes e atuantes na linha do folclore brasileiro, como bois pintadinhos, grupos de danças e etc.
Os encontros de folias realizados em SF têm crescido muito a cada ano, desde 2002, quando foi reativado e contou com a participação de 10 folias (após doze anos sem acontecer). Posteriormente, chegou a ser realizado com 25 folias inscritas somente no ano passado. Porém, foi preciso estabelecer um regulamento para que cada cidade pudesse participar com no máximo duas folias inscritas, visto ser a festa realizada à noite, e o tempo de execução das apresentações para cada folia, somente termina no dia seguinte, tornando-se assim bastante cansativo para a pequena equipe da secretaria de cultura envolvida na organização do evento. Entretanto, todos os grupos que participaram desses encontros na cidade de São Fidélis podem enviar suas avaliações e sugestões de melhorias para os próximos encontros, através do fale conosco ou da página de recados do site.