Uma fumaça tomou conta de algumas cidades da Região, desde a última quinta-feira (19), e a cidade de São Fidélis assim como outras – foram invadidas por uma fumaça provocada por queimada que, de acordo com as informações, teria iniciado na região do Imbé, área esta próxima ao Parque Estadual do Desengano, Sapucaia e em outras áreas adjacentes.
Apesar de as queimadas serem consideradas crimes ambientais, porém diversos donos de propriedades rurais não se intimidam com a legislação e nem tampouco a fiscalização dá conta de apurar esses crimes. A cidade de São Fidélis tem sido a mais afetada, visto estar geograficamente próxima a toda área da região onde a queimada teria começado.
Diversos casos entre moradores com problemas causados pela fumaça estão sendo atendidos ou em casa ou até mesmo no hospital, principalmente crianças, idosos e outros mais que sofrem com problemas alérgicos. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados no ambiente em que se encontrar para não sofrer uma asfixia. Deve-se usar, por exemplo, vasilhames com água, uso de máscara, toalhas úmidas sobre o rosto e, em casos mais graves, fazer uso de nebulização ou procurar um posto médico emergencial.
Com a falta de chuva – a fumaça causa danos triplicados para o meio ambiente – dificultando ainda mais a situação da seca em que se encontra toda a região, principalmente, porque com a falta de água boa parte da zona rural já contabiliza um número bastante triste de animais que morreram por não dispor de pastos e água nas nascentes para a sobrevivência.
Por Nelzimar Lacerda