Um grupo de trabalho da ONG Meam em São Fidélis começa a fazer um diagnóstico de como se encontra a situação do meio ambiente no município, bem como a necessidade de se trabalhar a educação ambiental.
Após o levantamento completo da situação o grupo fará uma grande campanha de reflorestamento com plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas nas áreas que se encontram desmantadas em São Fidélis. Sendo assim, espera-se contar com o apoio tanta da população, bem como do poder público municipal.
A campanha se desdobrará em um ato de cidadania e conscientização em prol do meio ambiente, pois é de conhecimento de todos que o município ao longo dos anos, tem sofrido com o desmatamento. Daí considera-se a necessidade de todos abraçarem a causa, após o levantamento de áreas importantes e periféricas, para que se possam promover ações estratégicas, de modo a melhorar a qualidade de vida das gerações futuras e do ecossistema.
A primeira movimentação do grupo da ONG se deu na manhã desta quarta-feira (2), quando o grupo integrado por voluntários – e no qual conta com pessoas com formação na área ambiental e demais ativistas apoiadores, foram visitar a área que abrange o entorno do morro do Cruzeiro que se inicia após as adjacências do bairro Barreiro.
As imagens feitas pelo grupo mostram uma área bastante desmatada e que precisará ser reflorestada com ações técnicas de preenchimento para o enriquecimento florestal para que se possa resgatar a mata vegetativa do local. Segundo o Técnico em Meio Ambiente, Murilo Spalla, essa ação é apenas o começo no abraçar da causa que depende de uma mobilização em prol do resgate do verde nas nascentes, margens do rio, entorno dos morros e bairros,
“O grupo espera contar com possíveis parceiros nas doações de mudas, principalmente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois enviaremos um ofício relatando a situação ora diagnosticada, e assim sendo esperamos contar com apoio nas doações de mudas que podem ser produzidas no Horto Municipal”, ressaltou.
SÓ PARA ILUSTRAR
Nossa reportagem aproveitou o momento para relembrar um levantamento feito e o qual a matéria completa pode ser relembrada aqui no link abaixo. https://www.saofidelisrj.com.br/45454654654765756
Cidades do estado do Rio de Janeiro que mais receberam o ICMS Verde nos últimos dois anos (2014) por atenderem às determinações estabelecidas na Lei 5.100/2007 como forma de recompensar os municípios pelos investimentos ambientais realizados, uma vez que os benefícios são compartilhados por todos os vizinhos, como no caso do tratamento do esgoto e na correta destinação de seus resíduos. Já o município de São Fidélis não ocupa uma boa posição e o valor repassado na época, e o valor mínimo repassado foi de R$ 650.302,00.
Destacam-se as cinco cidades melhores no ranking nos últimos dois anos, conforme ressaltadas na reportagem:
1º lugar: Silva Jardim – 8.892.669,00
2º lugar: Cachoeiras de Macacu – 6. 072.315,00
3º lugar: Rio Claro – 6.140.231,00
4º lugar: Rio Claro – 6.113.987,00
5º lugar: Quissama – 6.070.315,00
Reportagem: Nelzimar Lacerda
Imagens: Flávia Maia