Grupo Social Dançarte completa 20 anos e celebra com espetáculo de fim de ano via online e intitulado ‘Memórias’

30 de dezembro de 2020

Para marcar seus 20 anos de atividades o Grupo Social Dançarte, dirigido pela professora Adriana Oliveira realizou uma apresentação do espetáculo de fim de ano via online, através do canal Youtube na última semana intitulado ‘Memórias’.

O grupo Dançarte surgiu em 2000 com apenas as alunas que participavam do desfile escolar dançando como baliza e, posteriormente, em apresentações em outros municípios. Com o passar do tempo o número de participante foi aumentado. Foi preciso a criação de um espaço apropriado para atender as necessidades dos alunos. No começo eram pequenas apresentações sem a preocupação com figurino. Em 2004, a professora de dança e responsável pelo grupo Dançarte – Adriana Oliveira passou a desenvolver espetáculos de fim de ano, sendo o primeiro espetáculo com o tema “Elementos e Movimentos” depois veio o espetáculo sobre “Cores” e depois Vale a pena ver de novo? “Uma viagem inesquecível

Como as atividades eram realizadas nos espaços do Cebama – Colégio Estadual Barão de Macaúbas, onde Adriana era animadora cultural. Todo o trabalho era executado no atendimento às crianças da própria instituição escolar e às quais eram da comunidade local que passaram a ter também um trabalho mais direcionado a ações conscientizadoras.

Através da dança, a professora Adriana Oliveira contou com apoio de outros profissionais dentro da instituição para que fossem realizadas palestras sobre gravidez precoce, tendo em vista um número preocupante que vinha ocorrendo de meninas muito novas já com vida sexual ativa, conscientizar sobre DST, cuidados com a saúde e o corpo, reuniões com as famílias o que ajudou muito para melhoria do nível de relacionamento pais e escola, dentre outros assuntos e temas que foram bem trabalhados aliados com a dança.

E assim sucessivamente, a cada ano um espetáculo que, somados com a trajetória histórica do grupo, já são diversos espetáculos desenvolvidos. Atualmente, o grupo conta com a participação aproximadamente 80 alunos de todas as escolas de São Fidélis e de todas as idades. Sendo que algumas alunas que iniciaram no grupo – ministram aulas em outros lugares como: Itaocara, Cambuci e Colônia. O grupo Social Dançarte participou do 2ª e da 3ª mostra de dança do Trianon em Campos dos Goytacazes. Segundo Adriana, o objetivo maior é dar oportunidade a crianças que jamais teriam condições de frequentar uma academia ou uma escola de dança, bem como participar de várias apresentações.

O grupo Dançarte foi o 1º colocado no prêmio Rio Sociocultural de 2011, entre mais de 300 grupos de várias vertentes culturais de diversos lugares do Brasil, tendo sido super bem avaliado pela bailarina Ana Botafogo. De farto, a dança liberta, disciplina, educa e sensibiliza a alma. É assim que podemos definir esse trabalho que ao longo dos anos de sua existência e graças ao esforço da professora Adriana Oliveira que sempre lutou e contou com o apoio de pessoas e do comércio local para que, a cada ano, pudesse mostrar bonitos espetáculos em praça pública.

Por consequência da pandemia este ano o grupo não realizou seu espetáculo anual como sempre fez, mas mesmo assim programou uma apresentação especial e memorável para apresentar via online no qual contou com diversos depoimentos de pessoas e familiares de alunos. Teve depoimentos considerados emocionantes por parte de mães de alunas que disseram que a dança curou e livrou as filhas de “caminhos errados”.

O Dançarte é considerado um grupo que tem feito a diferença ao longo desses anos por mostrar talentos que foram resgatados em situações de vulnerabilidade que se transformaram artistas locais. Falar do Grupo Social Dançarte é quase que tentar escrever um poema que pudesse definir suas nuances em diversas trovas lapidadas como se fossem movimentos coreográficos, que despertam o manifesto da alma tanto para quem vive a dança ou apenas admira essa vertente da cultura de um povo traduzido aqui em palavras.

Por Nelzimar Lacerda – São Fidélis RJ

Confira alguns dos flashes do espetáculo






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740