A cidade São Fidélis é considerada uma das cidades recordistas em relação à doação sangue, de modo a que a cada etapa de coleta realizada pelo ônibus do Hemocentro Regional de Campos em praça pública, e através do número de pessoas cadastradas para o dia da doação, tem aumentado a cada etapa que o trabalho em prol do banco de sangue do Hospital Ferreira Machado, o qual atende a todas as cidades da região Norte Fluminense – é realizado.
Portanto, nesta quinta-feira (9) não foi diferente para a alegria e tranquilidade da equipe do HFM que pôde sentir um alívio, visto que segundo informações, o banco de sangue estava com apenas seis bolsas em seu estoque. Imediatamente, na semana passada foi então comunicado ao grupo mobilizador – ‘Um sorriso de esperança para a vida’ composto por diversos jovens da Cidade Poema, que se encarregou de agilizar os procedimentos de divulgação e organização local, para que a coleta fosse realizada. E a expectativa a meta prevista no cadastro em 83 doadores – acabou atingindo a casa de 90 pessoas que, solidariamente, compareceram e fizeram a doação, após todos os requisitos avaliados e necessários que envolvem o processo de doação de sangue.
Além do considerado gesto humanitário, vale ressaltar que a cidade já foi destaque em 2016 com medalha de ouro por ter sido a que mais teve pessoas cadastradas como doadoras de sangue. Com isso, toda a equipe responsável do HFM agradece e sabe que pode contar com os voluntários neste ato de solidariedade. Ainda, a equipe registra também o apoio por parte da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – que sempre abriu suas portas para receber os voluntários para que pudessem usar os espaços da secretaria para fins de comodidade durante os intervalos para fazerem seus lanches e outras necessidades.
Por Nelzimar Lacerda