O horto municipal de São Fidélis, local onde era realizada a famosa festa da lagosta está em estado de abando – conforme imagens feitas pela reportagem e nas quais mostram trechos da área com entulhos diversos jogados, carcaças de máquinas velhas desativadas, além do corte de árvores que mostram que foram cerradas para comercialização de madeira.
Além da questão da degradação ambiental na área com o local servindo de lixeira, há outro problema com relação ao favorecimento das carcaças de ferros velhos de máquinas e outros mais, servirem de alojamento para animais peçonhentos com a possível chegada das chuvas e o local servir de proliferação para mosquito da Dengue.
O local é uma das mais importantes áreas vegetativas em área urbana do município, bem como onde se produz muda de plantas e árvores e já contou também com hortas que serviam hortaliças para as escolas do município e comunidade.
Para complementar as informações, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ronaldo Barcelos – disse que chegou a fazer um projeto sugestivo para revitalização do horto, e o qual ficou de entregar cópia para a diretoria da Associação Cultural Fidelense, no sentido de anexar a demais propostas que deverão ser encaminhadas ao setor responsável.
In tese, a revista eletrônica SF RJ, juntamente com a Associação Cultural Fidelense, estão em fase de produção da história dos bairros da cidade, de modo a que o documento possa servir, posteriormente, de base para pesquisadores e estudantes. Mesmo porque não há nenhum registro documentado nessa linha de trabalho, de modo ainda que, há uma necessidade de o município contar com acervos sobre a história atualizada, além, é claro, de seu inventário turístico que precisa reativar o seu Conselho Municipal de Turismo e o qual foi criado em 2004, o que possibilitará facilitar em diversos apoios e parcerias para o fomento das atividades e revitalização em áreas como o horto municipal.
A reportagem tentou contato com a secretaria Municipal de Agricultura para falar sobre a situação do estado da referida área do horto, mas não conseguiu nenhum contato até o fechamento da edição com o secretário Municipal de Agricultura – Gilberto Hentzy.
Por Nelzimar Lacerda