O município de São Fidélis RJ, tem estado atento a todas as medidas tomadas tanto pela secretaria municipal de saúde, assim como o cumprimento do decreto estadual para que todo o comércio permaneça fechado até o dia 05 de abril, assim como conscientizando a população local a ficar em casa. Ainda assim, as medidas tomadas também vão de encontro ao sistema de funcionamento no Hospital Armando Vidal que passa a contar com uma estrutura de atendimento a ser adaptado para casos suspeitos que deem entrada.
Em um vídeo publicado no perfil oficial da Prefeitura Municipal de São Fidélis, na tarde de sexta-feira (27), o prefeito Amarildo Alcântara conversou com o administrador do Hospital Armando Vidal, Filipe Mocaiber, que informou as medidas que foram tomadas para o atendimento de pessoas com suspeitas de contágio da doença, a partir do primeiro caso confirmado.
Segundo Mocaiber, a partir do momento que o novo coronavírus estiver circulando pelo Município, uma equipe técnica estará fazendo uma triagem de pessoas na entrada do hospital com sintomas gripais (coriza, febre, garganta inflamada, tosse), que serão atendidas pela lateral, onde funciona o Centro Médico, na Rua Marechal Deodoro, de modo a separar os casos potenciais dos demais, para que se evite o contato com os outros pacientes, minimizando a proliferação do vírus.
Para fazer essas alterações, mudanças físicas de setores foram feitas, como da Maternidade. Uma área foi reservada dentro do hospital para o atendimento de pacientes confirmados com Covid-19, atendendo orientações do Ministério da Saúde, que contará com dezesseis leitos.
Finalizando, o prefeito garantiu que não faltará recursos para a Saúde: “eu tiro da onde for, mas a Saúde tem que estar em primeiro lugar”, disse Alcântara.
Assista ao vídeo na íntegra abaixo:
Por Tony Roger, São Fidélis – RJ