Estão abertas as inscrições para o III Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra – Prêmio Manoel Barreto Gomes da Silva, até o dia 10 de janeiro. Os interessados podem adquirir o regulamento e a ficha de inscrição no site do evento www.concursodemarchinha.com.br. O concurso é realizado pela Editora Costa Sanjoanense, com patrocínio da LLX e OSX – empresas do grupo EBX, e apoio cultural da prefeitura de São João da Barra.
Serão R$15 mil reais em prêmios. Haverá etapas eliminatórias para definir as dez marchinhas finalistas que farão parte do CD “III Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra – Prêmio Manoel Barreto Gomes da Silva – As 10 mais”. A grande final acontece no dia 07 de fevereiro, no Cine Teatro São João, a partir das 20h30.
O projeto, que já faz parte do calendário turístico-cultural do município, resgatou essa tradição no município ao valorizar a música carnavalesca, seus compositores e intérpretes e, ainda, promover a diversificação e acesso à cultura para toda a população. O concurso tem também como objetivo divulgar a potencialidade turística do município, principalmente no que diz respeito à sua cultura.
Segundo o jornalista Bruno Costa, criador do concurso, o projeto é aberto a todo o Brasil, mas os participantes obrigatoriamente terão que abordar São João da Barra como temática. “Esta é mais uma forma de divulgar o município. Quem quiser participar terá que conhecer o município já que na ficha de inscrição haverá um critério de argumento. Terá que se argumentar o porquê daquela canção. Serão aceitas somente as inscrições que apresentem trabalho no âmbito da música popular brasileira, nas modalidades marchinha de carnaval ou marcha-rancho”, explica Bruno.
Os homenageados – Esse 3º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra vai homenagear o sanjoanense Manoel Barreto Gomes da Silva, conhecido como Barreto Sapateiro, um dos fundadores do Congos, poeta e compositor. É dele a marcha-rancho mais conhecida dos sanjoanenses “A Gargalhada”. O Prêmio Especial do concurso vai homenagear Mildo Cunha, um dos grandes foliões da história do carnaval de São João da Barra. Este prêmio é concedido pelo voto popular na etapa final do evento. “É com muito orgulho que este terceiro concurso homenageia esses notórios manifestadores da cultura carnavalesca de São João da Barra”, ressalta Bruno Costa.