No próximo sábado (14), que antecede as eleições municipais de 2020, será realizada em São Fidélis carreatas políticas pelos sete candidatos a prefeito do município.
Conforme cronograma dos horários determinados pela justiça eleitoral, elas serão iniciadas a partir das 8 horas da manhã e terminarão às 22 horas. A duração de cada uma será de 2 (duas) horas sem intervalo entre elas. A ordem das carreatas foi definida por sorteio pela Justiça Eleitoral com a presença dos representantes das sete coligações em reunião no fórum Francisco Polycarpo.
Devido as inúmeras reclamações da população sobre a participação de motos “barulhentas nas carreatas, a Justiça decidiu intimar as coligações para que não permitam a participação de motocicletas com canos de descarga irregulares, bem como a não utilização de carros de som que ultrapassem o limite de 80 decibéis.
Foi determinado também pelo juiz da 35.ª zona eleitoral, Otávio Mauro Nobre, que a polícia militar atue ostensivamente no dia 14 monitorando as carreatas e que apreenda todas aquelas motocicletas que estejam com canos adulterados e emitindo sons acima do normal.
Elas serão levadas inicialmente para o pátio da 4.ª Companhia da Polícia Militar até o limite de sua capacidade, e, após, para o pátio da 141.ª Delegacia de Polícia.
A decisão do magistrado se fundamentou pela seguinte legislação:
“Art. 22. Não será tolerada propaganda, respondendo o infrator pelo emprego de processo de propaganda vedada e, se for o caso, pelo abuso de poder (Código Eleitoral, arts. 222, 237 e 243,
1 a IX; Lei n° 5.700/1971; e Lei Complementar n°64/1990, art. 22):
[…]
VII – que perturbe o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou
sinais acústicos;”
Veja abaixo ordem e o horário das carreatas políticas de acordo com sorteio, pelos nomes dos candidatos a prefeito:
– 8 horas: Higor Porto;
– 10 horas: Celsinho do Gás;
– 12 horas: Amarildo do Hospital;
– 14 horas: Dr. Sebastião Neto;
– 16 horas: Agapito Plovier;
– 18 horas: Henrique de Mutango;
– 20 horas: Oberlan Plouvier.
Por Tony Roger, São Fidélis – RJ