Conhecida como “Cidade Poema” – São Fidélis tem e oferece muito além dos seus poetas e escritores e belezas naturais. Quem a conhece sabe e vai muito além ao saber e reconhecer as suas mais variadas vertentes culturais, dentre elas, o celeiro de músicos que possui na sua grade de talentos. Fato este que com a pandemia, a estratégia de marketing para levar uma boa parcela desses músicos ao conhecimento em nível nacional tem se dado através das lives criativas realizadas por vários músicos fidelenses.
Destacam-se Welton Cozendey – veterano integrante da antiga banda Arsenal que fez muito sucesso na década de 80, professor de domínio instrumental e de harmonia musical e fundador do Instituto Musical Ritmus que é considerada uma das mais renomadas escolas de formação de músicos na atualidade dentro do município. Dada a experiência, os trabalhos não pararam mesmo em meio à pandemia da Covid-19, de modo que ganhou as redes sociais em encontros semanais com diversos músicos, alunos e ex-alunos através de lives e bate papos sobre variados temas dentro da formação da área musical, intitulado Start Musical.
Para comemorar o dia dos país já tem uma programação na qual todos poderão acompanhar através do canal cujo link da última edição segue
Outro destaque vai para o canal Papo Musicado criado por Olinda Martins que tem em seu currículo diversas apresentações em eventos e nas noites não somente na cidade, mas por toda a Região . O canal traz semanalmente músicos e bandas para um bate papo e apresentações, tornando-se, assim, uma plataforma com excelente viés na divulgação dos talentos da área musical da cidade. Para acessar o canal Papo musicado com Olinda é só clicar no link abaixo
Um dos maiores problemas para a gama de músicos que a cidade possui é a falta de espaço para apresentações, bem como um projeto cultural que viabilizasse a volta do famoso festival de música que a cidade realizava na década de 70, quando, na ocasião, fez com que diversos músicos e cantores conquistassem espaços em rede nacional – quando muitos saíram para tocar e cantar em bandas famosas, de modo ainda que muitos compositores ficaram conhecidos e tiveram suas composições cantadas por outros cantores famosos.
Logo, esse é o maior desejo e clamor dos músicos fidelenses para que a gestão cultural da cidade repense e viabilize um projeto de parceria para a volta dos grandes festivais de musica – que é e foi uma das marcas de sucesso para a cidade no século XX, além de oportunizar o desenvolvimento de ações turísticas para a própria cidade em que todos ganham com esse projeto, além do fomento cultural musical, a emancipação econômica e geração de receitas em diversas áreas no município com um evento dessa magnitude tal como foi no passado e deixou marcas positivas.
A Associação Cultural Fidelense e a revista eletrônica SF RJ pretendem, no próximo ano, assim que a pandemia passar – organizarem um projeto de retorno para a realização do Festival de Música em São Fidélis que deverá contar com parceiros tanto da iniciativa privada e poder público municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Por Nelzimar Lacerda – São Fidélis RJ